SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3A gravidade da cárie está associada à desnutrição proteico-calórica em pré-escolares?Mortalidade de idosos em município do Sudeste brasileiro de 2006 a 2011 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

MARIN, Maria José Sanches et al. A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2014, vol.19, n.3, pp.967-974. ISSN 1413-8123.  https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.09862012.

O estudo tem como objetivo identificar contribuições e limites da integração ensino-serviço entre a Faculdade de Medicina de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília, para a academia, para as equipes de saúde e para a comunidade. Trata-se de uma pesquisa transversal, de abordagem quantitativa. Um questionário com 20 assertivas, organizado sob a forma de escala Likert, foi aplicado a estudantes, docentes e professores colaboradores, num total de 183 participantes. Constatou-se tendência à avaliação positiva da integração ensino-serviço para a formação profissional. Quanto às contribuições da integração ensino-serviço para a comunidade, a avaliação positiva aproximou-se de 50%. Os itens referentes às contribuições para as equipes de saúde foram os que tiveram maior quantidade de respostas negativas. Os dados indicam que é preciso avançar de forma que ensino e serviço sejam considerados processos interdependentes e com possibilidades de reflexões conjuntas.

Palavras-chave : Serviços de integração docente assistencial; Ensino; Serviços de saúde para estudantes; Formação de recursos humanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )