SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número6Associação entre capital social, condições e comportamentos de saúde bucalRepresentação social da violência sexual e sua relação com a adesão ao protocolo de quimioprofilaxia do HIV em mulheres jovens e adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

VILLARINHO, Mariana Vieira  e  PADILHA, Maria Itayra. Percepção da Aids pelos profissionais da saúde que vivenciaram a epidemia durante o cuidado prestado às pessoas com a doença, em Florianópolis (SC), Brasil (1986-2006). Ciênc. saúde coletiva [online]. 2014, vol.19, n.6, pp.1951-1960. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014196.08102013.

O presente trabalho tem como objetivo conhecer como os profissionais da saúde de um Hospital Referência em doenças infectocontagiosas vivenciaram a epidemia da Aids, durante o cuidado prestado às pessoas com a doença, no período de 1986-2006. Estudo qualitativo com perspectiva sócio-histórica que utilizou a História Oral para coleta de dados com 23 trabalhadores da saúde. A partir da análise de Conteúdo emergiram tais categorias: Mudança do perfil da epidemia da Aids; Melhoria da assistência às pessoas com HIV/Aids; e, Melhoria das condições de trabalho. Os profissionais da saúde que vivenciaram a epidemia durante o cuidado às pessoas com a doença percebem o quanto que as políticas públicas acerca da Aids, com seus avanços e pesquisas, culminaram na consolidação de diversas leis, programas e coordenações de saúde, voltadas tanto à melhoria dos serviços, assistência às pessoas com a doença, quanto a conquista para um ambiente de trabalho mais seguro e menos desgastante.

Palavras-chave : Políticas públicas de saúde; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Assistência à saúde; Profissionais da saúde; Saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )