SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número7Prevalência e fatores associados à violência sofrida em mulheres encarceradas por tráfico de drogas no Estado de Pernambuco, Brasil: um estudo transversalItinerários terapêuticos de travestis da região central do Rio Grande do Sul, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

SOUZA, Janaina Medeiros de et al. Aplicabilidade prática do empowerment nas estratégias de promoção da saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2014, vol.19, n.7, pp.2265-2276. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014197.10272013.

Este estudo tem como objetivo identificar nas pesquisas em saúde quais estratégias de "empowerment" foram abordadas para a promoção da saúde, caracterizando-as na ótica das perspectivas crítico-social e pós-estruturalista. Trata-se de uma Revisão Integrativa realizada em maio de 2011 nas bases de dados Medline, Lilacs e SciELO, com os seguintes critérios de inclusão: artigos completos de pesquisa, relatos de casos ou relatos de experiências publicados no período de 2002 a 2011, em Português, Espanhol e Inglês, tendo como critério de busca a palavra-chave "empowerment" e o descritor, "promoção da saúde" (DeCS/Bireme). Foram selecionados 20 artigos, os quais apresentaram estratégias de "empowerment" individual e/ou comunitário e caracterizaram-se em uma perspectiva crítico-social. Acredita-se que algumas atividades, em especial as que envolviam grupos de discussão temática, representaram uma ferramenta mobilizadora e de "empowerment", quais sejam: teatro, círculo de cultura, terapia comunitária, oficinas de escuta terapêutica, visita domiciliar, extensão universitária e projetos de ação social. Compreende-se que toda estratégia de "empowerment" também o é de promoção da saúde, mas nem toda estratégia de promoção da saúde é empoderadora.

Palavras-chave : Empowerment; Promoção da saúde; Educação em saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )