SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número8Fatores relacionados à qualidade de vida de idosos em programas para a terceira idadeAvaliação da qualidade da atenção primária à saúde sob a perspectiva do idoso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

SOUSA, Kamilla Tavares de; MESQUITA, Laura Anália Silva de; PEREIRA, Leandro Alves  e  AZEREDO, Catarina Machado. Baixo peso e dependência funcional em idosos institucionalizados de Uberlândia (MG), Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2014, vol.19, n.8, pp.3513-3520. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014198.21472013.

O objetivo deste artigo é identificar a associação entre estado nutricional e dependência funcional dos idosos institucionalizados de Uberlândia (MG). Estudo transversal, com 233 idosos. Foram avaliadas variáveis sociodemográficas, estado nutricional e o grau de dependência dos idosos. Realizou-se análise multivariada pela Regressão de Poisson com variância robusta, para verificar a associação entre o estado nutricional e dependência funcional. O baixo peso pelo Índice de Massa Corporal se associou à dependência funcional após controle para variáveis socioeconômicas e demográficas, os idosos com baixo peso tinham uma razão de prevalência de dependência de 1,20 vezes àquela dos eutróficos. Como bem reportado pela literatura, a idade também se associou à dependência, com razão de prevalência de 1,19, para os longevos. O baixo peso constituiu importante fator associado à incapacidade funcional. Dessa forma, ressalta-se a necessidade de avaliação, monitoramento e recuperação do estado nutricional de idosos institucionalizados, que além de reduzir morbimortalidade por diversas doenças e melhorar a qualidade de vida, ainda pode prevenir e retardar a dependência funcional.

Palavras-chave : Atividades cotidianas; Capacidade funcional; Estado nutricional; Saúde do idoso; Instituições de longa permanência para idosos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )