SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue9Government health planning in the state of Bahia, Brazil: political actors, social interaction and institutional learningEssential medicines and the selection process in management practices of pharmaceutical services in Brazilian states and municipalities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123

Abstract

DRACHLER, Maria de Lourdes et al. Desenvolvimento e validação de um índice de vulnerabilidade social aplicado a políticas públicas do SUS. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2014, vol.19, n.9, pp.3849-3858. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014199.12012013.

O artigo apresenta o desenvolvimento e a validação inicial de um Índice de Vulnerabilidade Social - IVS-5, incluindo cinco determinantes sociais de risco à saúde, e exemplifica sua aplicação no financiamento da atenção básica pelo Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul. Indicadores municipais de vulnerabilidade relativa à pobreza e dispersão populacional foram obtidos do Censo do IBGE-2010. A análise fatorial exploratória e a análise fatorial confirmatória sugerem que os cinco itens podem constituir uma escala de medida cuja confiabilidade é aceitável. O IVS-5 foi então gerado a partir do primeiro componente principal, medindo, em escores Z, desigualdades municipais na vulnerabilidade social relativa à pobreza e dispersão populacional no território. A validade externa do IVS-5 foi examinada em relação a desfechos de saúde, usando dados do Datasus 2007-2011, mostrando que a mortalidade infantil e as hospitalizações por condições sensíveis à atenção básica são maiores em municípios mais vulneráveis. Os resultados sugerem que o IVS-5 é medida válida de desigualdades na vulnerabilidade social entre municípios, aplicável a políticas de equidade social e em saúde.

Keywords : Índice de vulnerabilidade social; Alocação de recursos; Financiamento da Saúde; Equidade em Saúde; Desigualdade social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )