SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número10Towards a dialogue of knowledge between subsistence fishermen, shellfish gatherers and environmental labor lawBetween everyday practices and interventions: narrative fragments on environmental degradation and health in Aracaju, Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Ciência & Saúde Coletiva

versión impresa ISSN 1413-8123

Resumen

BEZERRA, Maria das Graças Viana; RIGOTTO, Raquel Maria; PESSOA, Vanira Matos  y  SILVA, Flora Viana Elizeu da. Implicações do desenvolvimento econômico no trabalho, ambiente e saúde em comunidades portuárias no Ceará, Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2014, vol.19, n.10, pp.4023-4030. ISSN 1413-8123.  https://doi.org/10.1590/1413-812320141910.09802014.

Este estudo discute aspectos do desenvolvimento econômico e as implicações no trabalho, ambiente e saúde em comunidades circunvizinhas ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém no Ceará. Adotamos como estratégia metodológica a investigação qualitativa, realizando uma pesquisa participante, com análise documental e grupo focal. Os discursos dos sujeitos envolvidos no trabalho de campo foram analisados como representação de suas percepções acerca das transformações ocorridas no território e as repercussões sobre a saúde. Observamos nos resultados, que o uso e a apropriação do território, pelos empreendedores, se fundamentam na crença do progresso e do desenvolvimento, contradizendo com o modo de viver, produzir e interagir com a natureza, apresentado pela comunidade que tenta resistir a essa intervenção apoiada pelos movimentos sociais. Tais transformações estão em descompasso com o desenvolvimento de outras políticas públicas destinadas a mitigar os impactos, no que se refere à proteção ambiental desse território e à promoção da saúde dessa população.

Palabras clave : Saúde ambiental; Saúde do trabalhador; Desenvolvimento econômico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )