SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Atendimentos de emergência por lesões relacionadas ao trabalho: características e fatores associados - Capitais e Distrito Federal, Brasil, 2011Hospitalizações relacionadas a lesões autoprovocadas intencionalmente - Brasil, 2002 a 2013 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

MASSIMO, Erika de Azevedo Leitão; SOUZA, Hercília Najara Ferreira de  e  FREITAS, Maria Imaculada de Fátima. Doenças crônicas não transmissíveis, risco e promoção da saúde: construções sociais de participantes do Vigitel. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2015, vol.20, n.3, pp.679-688. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015203.14742014.

A dimensão da escolha e de adesão a modos de vida saudáveis está no campo das construções sociais explicitadas nas representações dos sujeitos e ainda não haviam sido incluídas nas análises do sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). O objetivo deste artigo é compreender, em narrativas individuais, representações contidas nas trajetórias de vida de pessoas selecionadas a partir da amostra do Vigitel, 2010, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Trata-se de pesquisa qualitativa, fundamentada na teoria das Representações Sociais. Foram realizadas 30 entrevistas, abertas e em profundidade, com sujeitos selecionados a partir da amostra do Vigitel 2010, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A Análise Estrutural de Narração foi utilizada para desvelar o conteúdo das falas. Representações de idade e hereditariedade relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) fazem parte do espectro das informações científicas correntes. O aprendizado desde a infância é a base do cuidado. A incompreensão da fisiopatologia das DCNT, e a profundidade das representações de doença e morte, relacionadas às doenças transmissíveis, respondem, em parte, pela dificuldade de prevenção das DCNT.

Palavras-chave : Risco; Promoção da saúde; Doença crônica; Saúde pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )