SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Idosos atendidos em serviços de urgência no Brasil: um estudo para vítimas de quedas e de acidentes de trânsitoSistema de Vigilância Alimentar e Nutricional/SISVAN: conhecendo as práticas alimentares de crianças menores de 24 meses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

MALTA, Deborah Carvalho; MOURA, Lenildo de  e  BERNAL, Regina Tomie Ivata. Diferenciais dos fatores de risco de Doenças Crônicas não Transmissíveis na perspectiva de raça/cor. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2015, vol.20, n.3, pp.713-725. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015203.16182014.

O objetivo deste artigo é analisar as diferenças entre as prevalências de fatores de risco de doenças crônicas não transmissíveis segundo raça/cor. Estudo transversal com dados de inquérito telefônico com 45.448 adultos. Foram calculadas as Razões de Prevalencia dos fatores de risco de doenças crônicas segundo raça/cor. Após ajustes realizados segundo escolaridade e renda, persistiram diferenças de raça/cor. Entre mulheres pretas, pardas e homens pardos foi identificada maior razão de prevalência na atividade física no trabalho e na atividade física doméstica. Mulheres pretas e homens pardos apresentaram menor inatividade física. Mulheres e homens pardos apresentaram menor razão de prevalência de fumo e consumo de 20 cigarros diários, menor consumo de frutas e hortaliças, maior de leite com gorduras, maior consumo de feijão foi observado entre homens pardos e pretos. Mulheres pretas tiveram menor prevalência de consumo de álcool e direção. Mulheres e homens pretos consumiram mais carnes com gorduras, homens pretos referiram mais hipertensão arterial. Diferenças nos fatores de risco segundo raça/cor podem ser explicados por aspectos culturais, por diferenças socioeconômicas não plenamente ajustáveis, que determinam menor acesso a bens e menos oportunidades para a população negra.

Palavras-chave : Afro-descendant; Mulatto; Race; Risk factors; Inequalities.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )