SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Diferenciais dos fatores de risco de Doenças Crônicas não Transmissíveis na perspectiva de raça/corBarreiras no engajamento de idosos em serviços públicos de promoção de atividade física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

COELHO, Luciola de Castro et al. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional/SISVAN: conhecendo as práticas alimentares de crianças menores de 24 meses. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2015, vol.20, n.3, pp.727-738. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015203.15952014.

O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) objetiva monitorar as características do consumo alimentar de indivíduos atendidos pelo Sistema Único de Saúde. O objetivo deste estudo foi identificar as práticas alimentares de crianças menores de 24 meses que frequentam Unidades Básicas de Saúde (UBS), utilizando o SISVAN, e avaliar a relação com perfis sociodemográficos maternos. Estudo transversal que avaliou 350 crianças utilizando-se o Formulário de Marcadores de Consumo Alimentar do SISVAN, e dados sociodemográficos maternos para a identificação dos perfis a partir da análise fatorial exploratória. Das crianças avaliadas, 41,1% das menores de 6 meses e 98,7% daquelas entre 6 e 23 meses apresentaram consumo inadequado. Foram encontrados 2 perfis sociodemográficos: Perfil 1 (mães com menor renda, menor escolaridade e beneficiárias do Programa Bolsa Família) associado com o consumo de água/chá, leite de vaca e papa salgada; e Perfil 2 (mães com mais idade, com maior número de filhos e com maior número de residentes no domicílio) associado com o consumo de leite materno (p= 0,048). A utilização do SISVAN possibilitou identificar que as crianças apresentaram práticas alimentares inadequadas, e o Perfil 1 parece ser um perfil de risco para o desmame.

Palavras-chave : Vigilância nutricional; Lactente; Consumo de alimentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )