SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Morte no hospital e no domicílio: influências populacionais e das políticas de saúde em Londrina, Paraná, Brasil (1996 a 2010)Apoio social à mulher mastectomizada: um estudo de revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

FIGUEIRAS, Maria João; MAROCO, João; MONTEIRO, Rita  e  CAEIRO, Raul. Crenças erróneas sobre as doenças cardíacas em adultos saudáveis: implicações para a promoção da saúde na comunidade. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2015, vol.20, n.3, pp.841-850. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015203.10932014.

Este estudo teve como objetivo confirmar a estrutura e investigar as propriedades psicométricas de uma versão experimental portuguesa do York Cardiac Beliefs Questionnaire numa amostra da população geral; identificar as crenças erróneas mais fortes na comunidade; e avaliar as diferenças de acordo com características sociodemográficas. Trata-se de um estudo transversal com uma amostra de teste e outra de validação, incluindo um total de 476 participantes, com idade entre 18 e 40 anos, recrutados via e-mail e nas redes sociais. A Análise Fatorial Confirmatória em ambas as amostras indicou uma versão reduzida do YCBQ de três factores. As crenças erróneas diferiram significativamente de acordo com as variáveis sociodemográficas. A validação do YCBQ para amostras da comunidade constitui um importante ponto de partida para promover a investigação sobre crenças erróneas em grupos específicos da comunidade, assim como fornecer indicadores relevantes para a promoção da saúde.

Palavras-chave : Crenças erróneas; Doença cardía ca; Promoção da saúde na comunidade; Características sociodemográficas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )