SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Ricardo Bruno: história, processos sociais e práticas de saúdeConstrução de instrumentos de medida na área da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

GUIMARAES, Cristian Fabiano  e  SILVA, Rosane Azevedo Neves da. Notas para a problematização do coletivo no campo da saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2015, vol.20, n.3, pp.913-924. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015203.02002014.

Este artigo apresenta uma revisão teórica sobre o modo como o coletivo foi sendo problematizado nas práticas de saúde, a partir do campo problemático instaurado pelas reformas sanitárias italiana e brasileira, tendo em vista entender a construção da saúde coletiva e os sentidos que esse termo adquire na saúde. Nosso objetivo principal é entender como o coletivo aparece no contexto dos movimentos sanitários italiano e brasileiro, bem como o seu movimento de variação. Neste sentido, buscamos identificar elementos que contribuam para a composição de uma genealogia do coletivo na saúde. A partir da investigação do coletivo nas práticas de saúde buscamos analisar as tensões produzidas por esse conceito, dando visibilidade àquelas práticas que evidenciam a experiência do coletivo como potência no universo da saúde.

Palavras-chave : Saúde coletiva; Epistemologia; Genealogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )