SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Notas para a problematização do coletivo no campo da saúdeEventos adversos e outros incidentes na unidade de terapia intensiva neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123

Resumo

COLUCI, Marina Zambon Orpinelli; ALEXANDRE, Neusa Maria Costa  e  MILANI, Daniela. Construção de instrumentos de medida na área da saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2015, vol.20, n.3, pp.925-936. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015203.04332013.

Instrumentos de medida são partes integrantes da prática clínica, da avaliação em saúde e de pesquisas. Esses instrumentos só são úteis e capazes de apresentar resultados cientificamente robustos quando são desenvolvidos de maneira apropriada e quando apresentam boas qualidades psicométricas. A literatura aponta que, apesar do aumento significativo no número de escalas de avaliação, muitas não têm sido desenvolvidas e validadas adequadamente. O presente estudo teve como objetivos realizar uma revisão narrativa sobre o processo de elaboração de novos instrumentos e apresentar algumas ferramentas que podem ser utilizadas em algumas etapas do seu processo de desenvolvimento. As etapas descritas foram: I-Estabelecimento da estrutura conceitual e definição dos objetivos do instrumento e da população envolvida; II-Construção dos itens e das escalas de respostas; III-Seleção e organização dos itens e estruturação do instrumento; IV-Validade de conteúdo; e V-Pré-teste. Uma discussão breve sobre a avaliação das propriedades psicométricas foi incluída devido à importância que esta tem para que os instrumentos sejam aceitos e reconhecidos tanto no meio científico como no meio clínico.

Palavras-chave : Medidas; Métodos e teorias; Questionários; Estudos de Validação; Reprodutibilidade dos testes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )