Implantação/ Implementação da SF no município |
O Plano Municipal de Saúde define a SF como estratégia para |
49 |
98 |
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reorganização da Atenção Básica |
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A implantação das ESF prioriza as áreas com condições |
49 |
98 |
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socioeconômicas e de saúde menos favoráveis e/ou de exclusão |
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social |
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Todas as equipes são responsáveis por uma população adstrita |
39 |
78 |
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de até 4000 pessoas |
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A gestão municipal da saúde alimenta os Sistemas de |
48 |
96 |
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Informação com regularidade e nos prazos estabelecidos |
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A gestão municipal de saúde implanta equipes de SB |
50 |
100 |
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O Plano Municipal de Saúde detalha as diretrizes e o |
47 |
94 |
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planejamento para a implantação, implementação e |
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consolidação da SF |
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A gestão municipal da saúde realiza análise da situação de |
35 |
70 |
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saúde do município para subsidiar a implantação da SF |
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A Secretaria Municipal de Saúde mantém estratégias de |
44 |
88 |
|
sensibilização e divulgação da SF junto à população |
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As diretrizes e o planejamento para implantação, |
50 |
100 |
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implementação e consolidação da SF estão pactuados e |
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aprovados com o CMS |
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A gestão municipal da saúde mantém análise e |
41 |
82 |
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acompanhamento da situação de saúde para subsidiar a |
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implementação da SF |
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A Secretaria Municipal de Saúde mantém estratégias de |
45 |
90 |
|
sensibilização e divulgação da SF junto aos profissionais de |
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saúde da rede municipal |
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A gestão municipal da saúde desenvolve ações de forma |
45 |
90 |
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articulada a outros setores governamentais |
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A gestão municipal da saúde desenvolve a estratégia SF |
43 |
86 |
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implantando a SB na proporção de, no mínimo, uma equipe |
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para cada duas ESF |
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A gestão municipal monitora abastecimento e falta de insumos |
43 |
86 |
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nas USF |
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A gestão municipal da saúde apoia e legitima a participação |
44 |
88 |
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popular e o controle social na SF |
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A estratégia SF está institucionalizada no município por meio |
31 |
62 |
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de instrumento jurídico |
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A organização das equipes nas USF equilibra critérios |
43 |
86 |
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de regionalização, conforto e segurança sanitária para o |
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desenvolvimento das atividades |
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O gestor municipal da saúde possui convênios e/ou parcerias |
21 |
42 |
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formalizadas com organizações da sociedade civil e/ou |
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movimentos sociais |
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A gestão municipal desenvolve a estratégia SF implantando a |
37 |
74 |
|
Saúde Bucal na proporção de uma equipe para cada ESF |
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|
Municípios
|
%
|
Subdimensão
|
Padrões
|
com respostas
|
municípios
|
|
|
positivas
|
|
|
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Integração |
A gestão municipal da saúde amplia e/ou faz adaptações |
45 |
90 |
da Rede de |
na rede de serviços em função da implantação da SF no |
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Serviços |
município |
|
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A gestão municipal da saúde amplia e/ou faz adaptações na |
36 |
72 |
|
rede de referências baseando-se em estudos da demanda |
|
|
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verificada e/ou estimada nas ESF |
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|
Há programação da oferta de exames complementares básicos |
45 |
90 |
|
para as ESF |
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A gestão municipal da saúde garante a coleta e o envio de |
47 |
94 |
|
todas as solicitações de sorologia para diagnóstico da dengue |
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A gestão municipal da saúde desenvolve estratégias para |
48 |
96 |
|
assegurar a população adstrita das equipes da SF referência |
|
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para internações hospitalares nas clínicas básicas |
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A gestão municipal da saúde garante a realização do pré-natal |
46 |
92 |
|
de alto risco para todas as gestantes encaminhadas |
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Há programação da oferta de atendimentos em cardiologia |
29 |
58 |
|
para as ESF baseada em estudos de demanda |
|
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Há programação de oferta de atendimentos em ortopedia para |
30 |
60 |
|
as ESF baseada em estudos de demanda |
|
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Os procedimentos de marcação de exames, procedimentos e |
42 |
84 |
|
internações são realizados por meio de central de marcação |
|
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O gestor municipal da saúde monitora os exames |
41 |
82 |
|
especializados solicitados pela ESF não atendidos pela |
|
|
|
referência |
|
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|
Há programação da oferta em reabilitação para as ESF baseada |
33 |
66 |
|
em estudos de demanda |
|
|
|
Há programação da oferta em oftalmologia para as ESF |
24 |
48 |
|
baseada em estudos de demanda |
|
|
|
Há programação da oferta em otorrinolaringologia para as |
26 |
52 |
|
ESF baseada em estudos de demanda |
|
|
|
Há programação da oferta em neurologia para as ESF baseada |
26 |
52 |
|
em estudos de demanda |
|
|
|
A gestão municipal desenvolve estratégias para assegurar à |
30 |
60 |
|
população adstrita da SF referência para as especialidades |
|
|
|
odontológicas |
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A rede de serviços de saúde assegura à população adstrita da |
15 |
30 |
|
SF o acesso ao serviço laboratorial de prótese dentária |
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|
A gestão municipal da saúde desenvolve estratégias de |
36 |
72 |
|
integração entre o serviço de saúde mental e as ESF |
|
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A gestão municipal da saúde monitora a utilização de serviços |
35 |
70 |
|
de urgência, emergência e pronto atendimento da rede pública |
|
|
|
pela população coberta pela SF |
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|
O apoio de outros profissionais da rede às equipes SF se dá de |
41 |
82 |
|
maneira sistemática, a partir de um modelo estabelecido |
|
|
|
|
Municípios
|
%
|
Subdimensão
|
Padrões
|
com respostas
|
municípios
|
|
|
positivas
|
|
|
|
|
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Gestão do |
A gestão municipal da saúde desenvolve estratégias para |
16 |
32 |
Trabalho |
desprecarização dos direitos trabalhistas na SF |
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Os critérios da SMS para seleção e contratação de profissionais |
37 |
74 |
|
da SF estão descritos em documento oficial |
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Os critérios para a seleção dos profissionais de nível superior |
18 |
36 |
|
da SF valorizam a Residência ou a Pós-graduação em Saúde da |
|
|
|
Família |
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|
|
O ingresso dos profissionais de nível superior da SF é realizado |
17 |
34 |
|
por meio de concurso público para o provimento de cargo |
|
|
|
permanente ou emprego público |
|
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|
O ingresso dos profissionais de nível médio da SF é realizado |
28 |
56 |
|
por meio de concurso público para o provimento de cargo |
|
|
|
permanente ou emprego público |
|
|
|
Os profissionais de nível superior da SF estão trabalhando no |
30 |
60 |
|
município há mais de dois anos |
|
|
|
Os ACS estão trabalhando no município há mais de dois anos |
33 |
66 |
|
A gestão municipal possui programa de incentivos às ESF |
13 |
26 |
|
relacionado ao desempenho, cumprimento de metas e |
|
|
|
resultados alcançados |
|
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|
A gestão municipal da saúde possui planos de carreiras, cargos |
11 |
22 |
|
e salários institucionalizado, contemplando a SF |
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|
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80% dos profissionais de nível superior das equipes possuem |
22 |
44 |
|
formação específica na área |
|
|
Fortalecimento |
A SMS possui uma coordenação específica para a AB/SF |
41 |
82 |
da Coordenação |
A coordenação da AB/SF está formalmente inserida na |
32 |
64 |
|
estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Saúde |
|
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|
A gestão municipal da saúde envolve a coordenação da AB/SF |
45 |
90 |
|
no processo de pactuação dos indicadores da AB no Pacto pela |
|
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Saúde |
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A gestão municipal valoriza a participação da coordenação da |
43 |
86 |
|
AB/SF em congressos e encontros da área |
|
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O(s) técnico(s) responsável(is) pela coordenação da AB/SF |
31 |
62 |
|
possue(m) formação específica na área |
|
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|
A coordenação da AB/SF é composta por uma equipe |
25 |
50 |
|
multiprofissional para o trabalho de apoio, supervisão e |
|
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acompanhamento técnico das ESF |
|
|
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Existe coordenação descentralizada responsável pelo |
19 |
38 |
|
acompanhamento de, no máximo, 8 equipes SF |
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|
|
A SMS possui profissional na coordenação da AB/SF |
32 |
64 |
|
responsável pela área de SB |
|
|
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A gestão municipal da saúde e/ou a coordenação estabelecem |
17 |
34 |
|
ou utilizam mecanismos para o monitoramento do grau de |
|
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satisfação dos usuários da SF |
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As áreas técnicas trabalham de maneira integrada com a |
42 |
84 |
|
coordenação da AB/SF |
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A coordenação da AB/SF apoia e promove a formação de |
19 |
38 |
|
Conselhos Locais de Saúde nas unidades básicas |
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A gestão municipal de saúde desenvolve em conjunto com a |
32 |
64 |
|
coordenação AB/SF e demais áreas técnicas da SMS política de |
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Humanização para a rede municipal, contemplando a SF |
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