SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número7Saúde e Sociedade: parceria e abertura para novas abordagensInsatisfação corporal em gestantes: uma revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123versão On-line ISSN 1678-4561

Resumo

GARCIA, Leila Posenato  e  DUARTE, Elisete. Epidemiologia e Serviços de Saúde: a trajetória da revista do Sistema Único de Saúde do Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2015, vol.20, n.7, pp.2081-2090. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015207.06122015.

A Epidemiologia e Serviços de Saúde – Revista do Sistema Único de Saúde do Brasil (RESS) é um periódico científico editado pelo Ministério da Saúde. Continuação do Informe Epidemiológico do SUS (IESUS), de 1992. Passou a denominar-se Epidemiologia e Serviços de Saúde em 2003. A RESS privilegia a epidemiologia nos serviços de saúde. Sua missão é difundir o conhecimento epidemiológico aplicável às ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de interesse da saúde pública, visando ao aprimoramento dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O artigo descreve a trajetória da RESS, desde sua criação como IESUS, até sua consolidação como importante periódico científico brasileiro da área da saúde coletiva. São destacadas inciativas que contribuíram para o desenvolvimento do periódico, a exemplo da revisão e implementação de seu plano de fortalecimento, da ampliação de seu corpo editorial, da realização de ações voltadas à promoção da integridade na publicação, além de atividades de divulgação, que incluíram a criação do Prêmio RESS Evidencia. Como resultado, a RESS logrou expressiva evolu-ção em seus indicadores de desempenho e indexa-ção em bases bibliográficas relevantes.

Palavras-chave : Publicações periódicas como assunto; Aplicações da epidemiologia; Epidemiologia dos serviços de saúde; Sistema Único de Saúde; Disseminação de informação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )