SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Anthropometric and dietary surveys of the Brazilian population: an important source of data for conducting researchEating insecurity among pregnant women in the public health system in a state capital in the northeast of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123On-line version ISSN 1678-4561

Abstract

ROEDIGER, Manuela de Almeida et al. Adaptação transcultural para o idioma português do método de triagem nutricional Determine your nutritional health®para idosos domiciliados. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.509-518. ISSN 1678-4561.  https://doi.org/10.1590/1413-81232017222.00542016.

O objetivo deste artigo é descrever o processo de adaptação transcultural do método de triagem nutricional, Determine Your Nutritional Health® (DNH), para utilização na população idosa brasileira. O DNH consiste de 10 questões com enunciados afirmativos, às quais são atribuídas pontuações específicas e cuja soma corresponde ao escore final, que classifica os indivíduos de acordo com a presença ou a ausência de risco nutricional. O processo de adaptação transcultural do método DNH envolveu as seguintes etapas: tradução; retrotradução; equivalência semântica; avaliação dos especialistas; pré-teste e versão final do método. Foram realizadas adaptações de palavras e expressões do método DNH, para a realidade brasileira. A versão final do método foi definida para o Brasil como “Verifique a condição nutricional do idoso”, apresentando as mesmas questões da versão original do DNH, contudo, em formato mais claro, por meio de perguntas, consideradas acessíveis e de fácil entendimento, segundo a avaliação de profissionais de saúde e de idosos. A versão brasileira do método de triagem nutricional, “Verifique a condição nutricional do idoso”, encontra-se traduzida e adaptada para uso em idosos brasileiros domiciliados.

Keywords : Adaptação transcultural; Triagem nutricional; Risco nutricional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )