Angelopoulo e al. (2009)2020. Angelopoulos PD, Milionis HJ, Grammatikaki E, Moschonis G, Manios Y. Changes in BMI and blood pressure after a school based intervention: the CHILDREN study. Eur J Public Health 2009; 19(3):319-325.
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n = 646, M = 286, F = 360, Média de idade: 10,25 ± 0,44 anos, Grécia |
Analisar um programa de intervenção, com base na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), em índices de OI e PA. |
Utilizavam-se livros (alunos) e manuais (professores), abordando atividades de imagem corporal, autoestima, nutrição, AF aptidão e questões ambientais. Tempo de intervenção: 12 meses. Público atendido: crianças, pais e professores. |
GI: diminuição da PAS (p = 0,02) e PAD (p = 0,01). |
Reinehr et al. (2010)2121. Reinehr T, Schaefer A, Winkel K, Finne E, Toschke AM, Kolip P. An effective lifestyle intervention in overweight children: findings from a randomized controlled trial on “Obeldicks light”. Clin Nutr 2010; 29(3):331-336.
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n = 66, M = 28, F = 38, Média de idade: 11,5 ± 1,6 anos, Alemanha |
Demonstrar a efetividade de uma intervenção no estilo de vida de crianças com sobrepeso. |
Realizou-se a “Obeldicks light” com uma equipe interdisciplinar. O treinamento focava em AF, EN e AC, com sessões individuais e em grupos para as crianças e suas famílias. Tempo de intervenção: 6 meses. Público atendido: crianças e pais. |
GI: diminuição da PAS (p < 0,00) e PAD (p < 0,00). |
Hollar et al. (2010)2222. Hollar D, Messiah SE, Lopez-Mitnik G, Hollar TL, Almon M, Agatston AS. Healthier Options for Public Schoolchildren Program Improves Weight and Blood Pressure in 6- to 13-Year-Olds. J Am Diet Assoc 2010; 110(2):261-267.
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n = 3.769, M = 1.847, F = 1.922 4 a 13 anos, EUA |
Reduzir taxas de OI, melhorar a saúde e desempenho acadêmico (estratégias multiníveis). Modificar o conhecimento e comportamentos associados à OI, além de contribuir para uma alimentação e vida. saudável. |
Inclusão de ingredientes nutritivos na escola, incentivando a nutrição, estilo de vida saudável, aumento da AF e promoção de outras atividades como a agroecologia. Tempo de intervenção: 2 anos. Público atendido: crianças, pais, professores e funcionários das escolas. |
F: aumento da PAS no GC (p < 0,00), M: aumento na PAS do GI e GC (p < 0,00). F e M: aumento na PAD no GI e GC (p < 0,00). |
Hollar et al. (2010)2323. Hollar D, Lombardo M, Lopez-Mitnik G, Hollar TL, Almon M, Agatston AS, Messiah SE. Effective Multi-level, Multi-sector, School-based Obesity Prevention Programming Improves Weight, Blood Pressure, and Academic Performance, Especially among Low-Income, Minority Children. J Health Care Poor Underserved 2010; 21(Supl. 2):93-108.
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n = 2.494, M = 1.222, F = 1.272 6 a 13 anos, EUA |
Melhorar o estado geral de saúde (IMC e PA) e desempenho acadêmico, por meio de estratégias replicadoras e integradas nas escolas públicas. |
Uso de ingredientes nutritivos e integrais nas refeições escolares; programa sobre EN e estilo de vida saudável; aumento dos níveis de AF e jardinagem. Tempo de intervenção: 2 anos. Público atendido: crianças, pais, professores e funcionários das escolas. |
F: redução da PAS no GI (p=0,03); F: redução na PAD no GI (p ≤0,05). M: alterações não significativas na PAD no GI. |
Plachta-Danielzik et al. (2011)2424. Plachta-Danielzik S, Landsberg B, Lange D, Seiberl J, Muller MJ. Eight-Year Follow-Up of School-Based Intervention on Childhood Overweight – the Kiel Obesity Prevention Study. Europ J Obes Facts 2011; 4(1):35-43.
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n = 1.192, M = 596 F = 596, 6 a 14 anos, Alemanha |
Intervir no peso, estilo de vida e PA como parte do Estudo de Prevenção da Obesidade Kiel (KOPS). |
Orientações de alimentação saudável, AF e redução de TV, com auxílio de histórias infantis, jogos interativos e preparo de café da manhã saudável. Jogos de corrida eram oferecidos no pátio da escola. Tempo de intervenção: 8 anos. Público atendido: crianças, adolescentes, pais e professores. |
Pósintervenção: maior prevalência de PA elevada no GC (13.3%) do que no GI (10.8%) (p > 0,05). |
Choudhry et al. (2011)2525. Choudhry S, McClinton-Powell L, Solomon M, Davis D, Lipton R, Darukhanavala A, Burnet DL, Steenes A, Selvaraj K, Gielissen K, Love L, Salahuddin R, Embil FK, Dezheng Huo, Chin MH, Quinn MT, Brunet D. Power-Up: A Collaborative After-School Program to Prevent Obesity in African American Children. Prog Community Health Partnersh 2011; 5(4):363-373.
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n = 40, M = 16, F = 24, 5 a 12 anos, EUA |
Estudar a intervenção Power-Up, para diminuir o risco de OI entre crianças afro-americanas, com os princípios da pesquisa participativa baseada na comunidade. |
Sessões semanais que versavam sobre EN e AF. Eram lideradas por professores das escolas com suporte dos pesquisadores. Tempo de intervenção: 14 semanas Público atendido: crianças e seus pais. |
Pósintervenção: diminuição da prevalência de PAS e PAD elevada (p > 0,05). |
Schaefer et al. (2011)2626. Schaefer A, Winkel K, Finne E, Kolip P, Reinehr T. An effective lifestyle intervention in overweight children: one-year follow-up after the randomized controlled trial on “Obeldicks light”. Clin Nutr 2011; 30(5):629-633.
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n = 76, M = 25, F = 51, Média de idade: 11,8 ± 1,8 anos, Alemanha |
Investigar o benefício de uma intervenção interdisciplinar no estilo de vida de crianças com excesso de peso. |
Aplicava-se a “Obeldicks light” baseada na AF, EN e AC, incluindo atendimento psicológico para a criança e família. Ações para redução no tempo de TV/computador, além de um curso de comportamento alimentar e nutricional. Tempo de intervenção: 6 meses. Público atendido: crianças com excesso de peso e seus pais. |
Redução na PAS (p < 0,00) e PAD (p < 0,00). |
Rush et al. (2012)2727. Rush E, Reed P, McLennan S, Coppinger T, Simmons D, Graham D. A school-based obesity control programme: Project Energize. Two-year outcomes. Br J Nutr 2012; 107(4):581-587.
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n = 1.352, M = 686, F = 666, 5 a 12 anos, Nova Zelândia |
Avaliar o projeto “Energize”, que tem objetivos de: analisar a PA e composição corporal; identificar preditores do aumento da gordura corporal e PA em relação à idade, sexo, etnia, ruralidade e privação social. |
Eram utilizadas brincadeiras e jogos de AF, iniciativas para alimentação saudável e modificação de alimentos vendidos nas cantinas escolares. Tempo de intervenção: 2 anos. Público atendido: escolares, professores, pais e comunidade local. |
Não houve diferença significativa no GI e GC entre as crianças de 5 a 7 anos na PAS (p=0,79) e PAD (p=0,68) e entre as crianças de 10 a 12 anos na PAS (p=0,16) e PAD (p=0,22). |
Vásquez et al. (2013)2828. Vásquez F, Díaz E, Lera L, Meza J, Salas I, Rojas P, Atalah E, Burrows R. Impacto del ejercicio de fuerza muscular en la prevención secundaria de la obesidad infantil; intervención al interior del sistema escolar. Nutr Hosp 2013; 28(2):347-356.
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n = 120, M = 60, F = 60, 8 a 13 anos, Chile |
Mensurar o impacto de uma intervenção interdisciplinar no sistema escolar, incluindo o exercício de força muscular, EN e AC para crianças obesas. |
Sessões de EN, exercícios de treinamento de força e apoio psicológico para 2 grupos de estudo. Tempo de intervenção: 6 meses. Público atendido: crianças e seus pais. |
Nos 3 primeiros meses: aumento da PA (p=0,02) no grupo 2. Entre 3 e 6 meses: aumento na PA (p=0,003) no grupo 1 e redução na PA (p=0,01) no grupo 2, que recebeu AF. |
Militão et al. (2013)2929. Militão AG, Karnikowski MGO, Da Silva FR, Militão ESG, Pereira RMS, Campbell CSG. Effects of a recreational physical activity and healthy habits orientation program, using an illustrated diary, on the cardiovascular risk profile of overweight and obese schoolchildren: a pilot study in a public school in Brasilia, Federal District, Brazil. Diabetes Metab Syndr Obes 2013; 6(1):445-451.
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n = 34, M = 16, F = 18, 9 a 11 anos, Brasil |
Avaliar os efeitos de um programa de AF de lazer, junto com um diário ilustrativo, no perfil cardiovascular de escolares com sobrepeso e obesidade. |
O GI realizava atividades recreativas, orientações sobre hábitos saudáveis e elaboravam um diário ilustrativo de alimentação saudável, além de reduzir comportamentos sedentários. Tempo de intervenção: 10 semanas. Público atendido: crianças e professores. |
GI: redução na PAS (p < 0,01). PA entre GI e GC (p > 0,05). |
Muros et al. (2013)3030. Muros JJ, Zabala M, Oliveiras-López MJ, López-Garcia de La Serrana H. Effect of physical activity, nutritional education, and consumption of EVOO on lipid, physiological, and anthropometric profiles in a pediatric population. Pediatr Exerc Sci 2013; 25(2):248-261.
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n = 54, M = 25, F = 29, 10 a 11 anos, Espanha |
Determinar o efeito da EN combinada com sessões de AF extracurricular na melhora ds saúde (educação primária). |
Sessões de AF extracurricular realizada 2 vezes/semana e EN para os estudantes e seus pais, informando-os sobre um estilo de vida e dietas saudáveis. Tempo de intervenção: 6 meses. Público atendido: crianças e seus pais. |
GI: redução na PAS e PAD (p < 0,05). |
Hrafnkelsson et al. (2014)3131. Hrafnkelsson H, Magnusson KT, Thorsdottir I, Johannsson E, Sigurdsson EL. Result of school-based intervention on cardiovascular risk factors. Scand J Prim Health Care 2014; 32(4):149-155.
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n = 268, M = 134, F = 134, 7 a 9 anos, Islândia |
Relatar o efeito de uma intervenção de dois anos no ambiente escolar, por meio da integração de AF e EM sobre fatores de risco para DCV |
Programa de AF, aumentando progressivamente o tempo de prática de atividades, e EN aos estudantes, pais, professores e pessoal do serviço de alimentação. Tempo de intervenção: 2 anos. Público atendido: escolares, professores, pais e pessoal do serviço de alimentação escolar. |
GI e GC: aumento na PAS e PAD. Aumento maior no GC, na PAS (p > 0,05) e PAD (p > 0,05). |
He et al. (2015)3232. He FJ, Wu Y, Feng X, Ma J, Ma Y, Wang H, Zhang J, Yuan J, Lin C, Nowson C, MacGregor GA. School based education programme to reduce salt intake in children and their families (School-EduSalt): cluster randomized controlled Trial. BMJ 2015; 315(1):770.
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n = 279, M = 134, F = 145, Média de idade: 10,1 ± 0,5 anos, China |
Determinar se um programa de educação dirigido a escolares poderia reduzir o consumo de sal nestes e em suas famílias. |
Aulas de educação em saúde, com foco na redução do consumo de sal, incluindo palestras, reuniões de classe, jogos, competições de escrita e desenhos, lições de casa e entrega de materiais informativos. Tempo de intervenção: 3,5 meses. Público atendido: crianças, pais, avós e professores. |
GI e GC: aumento na PAS e PAD. PAS: menor aumento no GI comparado ao GC (p < 0,05). |