SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue11Risk and protective factors for suicide attempt in emerging adulthoodComparative study between formal and informal caregivers of older adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123On-line version ISSN 1678-4561

Abstract

COSTA, Glauce Dias da et al. Portfolio coletivo: avaliação do ensino e apredizagem em cursos de graduação da saúde. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2018, vol.23, n.11, pp.3779-3787. ISSN 1413-8123.  https://doi.org/10.1590/1413-812320182311.27072015.

O potencial do portfólio coletivo reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação precisa ser enfatizado. Os objetivos consistem em avaliar e validar a qualidade do portfólio coletivo como um método de ensino, aprendizagem e avaliação na formação de profissionais de saúde. A qualidade do portfólio foi analisada utilizando um inventário de análise que foi adaptado e testado para este estudo. No total, foram analisados 70 portfólios. O teste Kappa foi utilizado para analisar a reprodutibilidade, confirmando o nível de concordância entre os avaliadores. Análise descritiva e teste t foram realizados para comparar a construção do portfólio nos diferentes anos. Os construtos (layout e organização, compreensão, reflexão, crítica e pensamento criativo) apresentaram valores de alfa de Cronbach acima de 0,7, confirmando a alta confiabilidade da ferramenta. O teste Kappa ponderado revelou uma concordância elevada e significativa (+ 90%) entre os avaliadores. Notavelmente, certos itens e construtos apresentaram diferenças significativas ao longo dos anos. Todas as construções foram avaliadas melhor a partir de 2011, quando a ferramenta de avaliação e autoavaliação foi implementada. O sucesso do portfólio depende de estratégias que proporcionem aos alunos maior clareza e formas de desenvolver o método.

Keywords : Avaliação; Educação em saúde; Educação médica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )