2006 |
Frey et al.5151. Frey LL, Beesley D, Miller MR. Relational health, attachment, and psychological distress in college woman and men. Psychol Woman Q 2006; 30(3):303-311.
|
Psychology of Women Quarterly |
transversal |
não identificado |
245 |
EUA |
sofrimento psíquico |
Outcome Questionnaire-45 |
não menciona |
FR: ter dificuldade no relacionamento com amigos, professores e com a comunidade. FP: Receber apoio dos pais; apresentar traço de personalidade autenticidade; apresentar empoderamento; ter bom relacionamento com a comunidade. |
2006 |
Lima et al.77. Lima MCP, Domingues MS, Ramos-Cerqueira ATA. Prevalência e fatores de risco para transtornos mentais comuns entre estudantes de Medicina. Rev Saude Publica 2006; 40(6):1035-1041.
|
Revista de Saúde Pública |
transversal |
medicina |
551 |
Brasil-São Paulo |
TMC |
SRQ-20 |
44,7% |
FR: ter dificuldade para fazer amigos; avaliação “ruim” sobre desempenho escolar; pensar em abandonar o curso; não receber apoio emocional de que necessita. |
2007 |
Pryjmachuk e Richards5252. Pryjmachuk S, Richards DA. Mental health nursing students differ from other nursing students: Some observations from a study on stress and coping. Int J Ment Health Nurs Res 2007; 16(6):390-402.
|
International Journal of Mental Health Nursing |
transversal |
enfermagem |
1362 |
Inglaterra |
TMC |
GHQ12 |
não menciona |
FR: atuar no atendimento a adultos e a pessoas com necessidades especiais. |
2007 |
Pryjmachuk e Richards4141. Bıro E, Balajti I, Adany R, Kosa K. Mental health and behaviour of students of public health and their correlation with social support: a cross-sectional study. BMC Public Health 2011; 11:871.
|
British Journal of Health Psychology |
transversal |
enfermagem |
1362 |
Inglaterra |
TMC |
GHQ12 |
33,7% |
FR: sentir-se pressionado; ter pelo menos um filho em idade escolar; apresentar estratégia de coping focado na emoção; pensar em abandonar o curso. FP: preocupação com problemas clínicos; sentir-se pouco pressionado; apresentar estratégia de coping focado no problema. |
2007 |
Warbah et al.4343. Concepcion T, Barbosa C, Vélez JC, Pepper M, Andrade A, Gelaye B, Yanes D, Williams MA. Daytime Sleepiness, Poor Sleep Quality, Eveningness Chronotype and Common Mental Disorders Among Chilean College Students. J Am Coll Health 2014; 62(7):441-448.
|
Nurse Educ Today |
transversal |
enfermagem |
145 |
India |
TMC |
GHQ12 |
20,7% |
FR:apresentar característica de personalidade “neurotiscismo”; ter problemas de ajustamento/adaptação na saúde, em casa, na vida social e emocional. FP:apresentar característica de personalidade “extroversão”. |
2008 |
Abdulghani5353. Abdulghani HM. Stress and depression among medical students: a cross sectional study ate a medical college in Saudi Arabia. Pak J Med Sci 2008; 24(1):12-17.
|
Pakistan Journal of Medical Sciences |
transversal |
medicina |
775 |
Arabia Saudita |
sofrimento psíquico |
K10 |
57% total e 19,6% severo |
FR: estar no 1º ano; ter problemas de saúde; excesso de atividades de trabalho/estudo; dias perdidos de trabalho |
2008 |
Gorter et al.4646. Liébana-Presa C, Fernández-Martí5nez E, Gándara AR, Muñoz-Villanueva MC, Vázquez-Casares AM, Rodríguez-Borrego MA. Psychological distress in health sciences college students and its relationship with academic engagement Rev Esc Enferm USP 2014; 48(4):715-722.
|
Eur J Dent Educ |
coorte |
odontologia |
132 |
Europa (5 universidades) |
TMC |
GHQ12 |
44,0% |
FR: estar no 5º ano; apresentar sintomas de estresse e Síndrome de Burnout.
|
2008 |
Pryjmachuk e Richards3737. Ganong LH. Integrative Reviews of Nursing Research. Res Nurs Health 1987; 10(1):1-11.
|
Midwifery |
transversal |
enfermagem |
120 |
Inglaterra |
TMC |
GHQ12 |
superior a 40% |
FR: referir estresse; tabagismo. FP: apresentar estratégias de coping focado no problema. |
2008 |
Stallman5454. Stallman HM. Prevalence of psychological distress in university students--implications for service delivery. Aust Fam Physician 2008; 37(8):673-677.
|
Australian Family Physician |
transversal |
não identificado |
384 |
Austrália |
sofrimento psíquico |
K10 |
não menciona |
FR: maior idade; percepção de ter limitações no trabalho e atividades reduzidas por incapacidades. |
2009 |
Tesfaye5555. Tesfaye A. Prevalence and correlates of mental distress among regular undergraduate students of Hawassa University: a cross sectional survey. East Afr J Public Health 2009; 6(1):85-94.
|
East Afr J Public Health |
transversal |
não identificado |
1198 |
Etiópia |
TMC |
SRQ-20 |
49,1% |
FR: ter dificuldade em fazer amigos; ter vida sexual ativa; referir conflitos nos dormitórios com colegas; renda baixa; falta de acesso a materiais acadêmicos solicitados na universidade; não ter acesso a instalações sanitárias adequadas e instalações recreativas; referir preocupação com a segurança pessoal. |
2009 |
Verger et al.5656. Verger P, Combes J, Kovess-Masf1y V, Choquet C, Guagliardo V, Rouillon F, Peretti-Wattel P. Psychological distress in first year university students: socioeconomic and academic stressors, mastery and social support in young men and women. Soc Psychiatr Epidemiol 2009; 44(8):643-665.
|
Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology |
transversal |
medicina |
1743 |
França |
sofrimento psíquico |
MH-5 |
25,7% |
FR: sexo feminino; estar pouco adaptado; quantidade excessiva de horas de estudo; sentir-se pouco adaptada. FP: apresentar domínio próprio (mastery); ter apoio social. |
2010 |
Biro et al.3939. Patel V, Araya R, Chowdhary N, King M, Kirkwood B, Nayak S, Simon G, Weiss HA. Detecting common mental disorders in primary care in India: a comparison of five screening questionnaires. Psychol Med 2008; 38(2):221-228.
|
Soc Psychiat Epidemiol |
transversal |
medicina |
100 |
Hungria |
TMC |
GHQ12 |
18,5% |
FP: senso de coerência. Elevado. |
2010 |
Costa et al.5050. Costa EFO, Andrade TM, Silvany Neto AM, Melo EV, Rosa AC, Alencar MA, Silva AM. Common mental disorders among medical students at Universidade Federal de Sergipe: a cross-sectional study. Rev Bras Psiquiatr 2010; 32(1):11-19.
|
Revista Brasileira de Psiquiatria |
transversal |
medicina |
473 |
Brasil - Sergipe |
TMC |
SRQ-20 |
40%. Quando excluídos os calouros, a prevalência geral aumentou para 42,5%. |
FR: não acreditar nas próprias habilidades para se tornar um bom médico; sentir-se menos confortáveis com as atividades do curso; sentir-se emocionalmente estressados; crença de que o curso não correspondia às expectativas; ter recebido diagnóstico prévio de transtorno mental. |
2010 |
Fiorotti et al.88. Fiorotti KP, Rossoni RR, Borges, LH, Miranda AE. Transtornos mentais comuns entre os estudantes do curso de medicina: prevalência e fatores associados. J Bras Psiquiatr 2010; 59(1):17-23.
|
Jornal Brasileiro de Psiquiatria |
transversal |
medicina |
229 |
Brasil-Espírito Santo |
TMC |
SRQ-20 |
37,1% |
FR: ter dificuldade para fazer amigos; sentir-se rejeitado pelos amigos; não receber apoio emocional necessário; ter recebido tratamento psiquiátrico; ter feito tratamento psicoterapêutico; sentir dificuldade para conciliar os estudos e lazer; sentir desconforto físico no período das avaliações. |
2010 |
Park et al.5757. Park H, Heppner PP, Lee D. Maladaptive coping and self-esteem as mediators between perfectionism and pshycological distress. Pers Individ Dif 2010; 48(4):469-474.
|
Personality and Individual Differences |
transversal |
não idntificado |
522 |
Korea |
sofrimento psíquico |
BSI |
não menciona |
FR: apresentar estratégia de coping não adaptativo; traço de personalidade perfeccionismo; apresentar baixa auto-estima. |
2011 |
Abdulghan et al.5858. Abdulghani HM, AlKanhal AA, Mahmoud ES, Ponnamperuma GG, Alfaris EA. Stress and Its Effects on Medical Students: A Cross-sectional Study at a College of Medicine in Saudi Arabia. J Health Pop Nutr 2011; 29(5):516-522.
|
Journal of Health, Population and Nutrition |
transversal |
medicina |
775 |
Arabia Saudita |
sofrimento psíquico |
K10 |
63% total e 25% severo |
FR: sexo feminino; estar no 1º ano; ter problemas de saúde. |
2011 |
Biro et al.4040. Bıro E, Balajti I, Adany R, Kosa K. Determinants of mental well-being in medical students. Soc Psychiat Epidemiol 2010; 45(2):253-258.
|
Bmc Public Health |
transversal |
saúde pública |
194 |
Hungria |
TMC |
GHQ12 |
19,0% |
FR: estar nos últimos anos do curso. FP: ter apoio social. |
2011 |
Gibbons et al.5959. Gibbons C. Stress, coping and burn-out in nursing students. Int J Nurs Stud 2011; 47(10):1299-1309.
|
Journal of Advanced Nursing |
transversal |
enfermagem |
171 |
UK |
TMC |
GHQ12 |
não menciona |
FR: ter preocupações com aprendizado e ensino; apresentar estratégia de coping fuga/esquiva. FP: Apresentar auto-eficácia, Apoio e Controle disposicional. |
2012 |
Byrd e McKinney6060. Byrd DR, McKinney KJ. Individual, Interpersonal, and Institutional Level Factors Associated With the Mental Health of College Students. J Am Coll Health 2012; 60(3):185-193.
|
Journal of American College Health |
transversal |
não identificado |
2203 |
EUA |
sofrimento psíquico |
OMHI |
Média: 66,4 (DP±15,3) |
FR: apresnetar tendências suicidas; ter percepções negativas sobre o clima no campus (discriminação). FP: referir habilidades de coping; ter confiança nas habilidades de comunicação; ter identidade espiritual; ter autoconfiança; ter engajamento social; ter satisfação com a instituição. |
2012 |
Vazquez,et al.6161. Vázquez FL, Otero P, Díaz O. Psychological distress and related factors in female college students. J Am Coll Health 2012; 60(3):219-225.
|
Psychological Distress and Related Factors in Female College Students |
transversal |
mão identificado |
1043 |
Espanha |
sofrimento psíquico |
Symptom Checklist-90 |
não menciona |
FR entre os mais jovens: apresentar hostilidade e pouca sensibilidade interpessoal. FR entre os que referiram não ter companheiro(a): pouca sensibilidade interpessoal; sintomas depressivos; ideação paranoide; sintomas psicóticos. FR entre os que referiram independência financeira: apresentar somatização; ideação paranoide; sintomas psicóticos. FR entre os que cursavam do 1º ao 3º ano do curso: FP: apresentar maior sensibilidade interpessoal. |
2012 |
Wei et al.6262. Wei M, Liao KY, Heppner PP, Chao RC, Ku TY. Forbearance coping, identification with heritage culture, acculturative stress, and psychological distress among Chinese international students. J Couns Psychol 2012; 59(1):97-106.
|
Journal of Counseling Psychology |
transversal |
não identificado |
188 |
China |
sofrimento psíquico |
Hopkins Symptom Checklist; The Aculturative Scale for International Students |
não menciona |
FR: ter baixa adaptação cultural; apresentar estratégia de coping forbearance (tendência a não compartilhar seus problemas com as pessoas mais próximas para não sobrecarrega-los). |
2014 |
Bastos et al.6363. Bastos JL, Barros AJD, Celeste RK, Paradies Y, Faerstein E. Age, class and race discrimination: their interactions and associations with mental health among Brazilian university students. Cad Saude Publica 2014; 30(1):175-186.
|
Cadernos de Saúde Publica |
transversal |
não identificado |
424 |
Brasil-Rio de Janeiro |
TMC |
GHQ12 |
não menciona |
FR: ter sofrido discriminação. |
2014 |
Carnicer e Calderón6464. Carnicer JG, Calderón C. Empathy and Coping Strategies as Predictors of Well-Being in Spanish University Students Electronic. J Res Educ Psychol 2014; 12(1):129-146.
|
Electronic Journal of Research in Educational Psychology |
transversal |
estudantes da educação |
90 |
Espanha |
sofrimento psíquico |
BSI |
não menciona |
FR: apresentar estratégias de coping fuga/esquiva, aceitação/resignação, busca por soluções alternativas; referir estresse; referir descarga emocional. FP: apresentar coping resolução de problemas. |
2014 |
Concepcion, et al.4242. Pryjmachuk S, Richards DA. Predicting stress in pre-registration nursing students. Brit J Health Psychol 2007; 12(Pt 1):125-144.
|
Journal of American College Health |
transversal |
não identificado |
963 |
Chile |
TMC |
GHQ12 |
24,3% |
FR: maior idade; ter sonolência diurna excessiva; ter qualidade do sono ruim; referir tabagismo. |
2014 |
Costa. et al.99. Costa EFO, Rocha MMV, Santos ATRA, Melo EV, Martins LAN, Andrade TM. Common mental disorders and associated factors among final-year healthcare students. Rev Assoc Med Bras 2014; 60(6):525-530.
|
Rev. Assoc. Med. Bras. |
transversal |
medicina; odontologia; enfermagem |
172 |
Brasil-Nordeste |
TMC |
SRQ-20 |
33,7% |
FR: sexo feminino; referir expectativa ruim com o futuro; crença de que o curso é uma fonte de tensão; sentir-se tenso. |
2014 |
Silva e Cavalcanti Neto1111. Silva PO, Cavalcante-Neto JP. Associação entre níveis de atividade física e transtorno mental comum em estudantes universitários. Motricidade 2014; 10(1):49-59.
|
Motricidade |
transversal |
medicina; educação física; odontologia; enfermagem; farmácia; nutrição; ciências biológicas |
220 |
Brasil-Alagoas |
TMC |
SRQ-20 |
43,2% |
FR: praticar menos atividade física. |
2014 |
Deasy et al.4848. Deasy C, Coughlan B, Pironom J, Jourdan D, Mannix-McNamara P. Psychological Distress and Coping amongst Higher Education Students: A Mixed Method Enquiry. PLoS One 2014; 9(12):e115193.
|
Health Promotion International |
transversal |
enfermagem; obsterícia; estudantes da educação |
1557 |
Irlanda |
TMC |
GHQ12 |
41,9% |
FR: sexo feminino; dieta alimentar “ruim”, aumento do consumo de alimentos “convenientes”, inatividade física e tabagismo. |
2014 |
Liebana-Presa et al.4545. Rose D, Gelaye B, Sanchez S, Castañeda B, Sanchez E, Yanez ND, Williams MA. Morningness/eveningness chronotype, poor sleep quality, and daytime sleepiness in relation to common mental disorders among Peruvian college students. Psychol Health Med 2015; 20(3):345-352.
|
Revista Da Escola De Enfermagem Da Usp |
transversal |
enfermagem; fisioterapia |
1840 |
Espanha |
TMC |
GHQ12 |
32,2% |
FR: sexo feminino. FP: ter engajamento acadêmico; apresentar vigor. |
2014 |
Liu et al.6565. Liu T, Wang Z, Zhou C, Li T. Affect and Self-Esteem as Mediators between Trait Resilience and Psychological Adjustment. Pers Individ Dif 2014; 66:92-97.
|
Personality and Individual Differences |
transversal |
não identificado |
412 |
China |
TMC |
GHQ12 |
não menciona |
FP: resiliência; apresentar afeto positivo e auto-estima. |
2014 |
Saïas et al.6666. Saïas T, du Roscoät E, Véron L, Guignard R, Richard JB, Legleye S, Sauvade F, Kovess V, Beck F. Psychological distress in French college students: demographic, economic and social stressors. Results from the 2010 National Health Barometer. BMC Pub Health 2014; 14:256.
|
BMC Public Health |
transversal |
não identificado |
946 |
França |
sofrimento psíquico |
MH-5 |
13,8% |
FR: baixa renda, história de ter sofrido assalto sem abuso sexual nos últimos 12 meses, baixa participação social. |
2014 |
Silva et al.1010. Silva AG, Ramos-Cerqueira ATA, Lima MCP. Social support and common mental disorder among medical students. Rev Bras Epidemiol 2014; 17(1):229-242.
|
Revista Brasileira de Epidemiologia |
transversal |
medicina |
434 |
Brasil-São Paulo |
TMC |
SRQ-20 |
44,9% |
FR: sentimento de rejeição pelos amigos no ano passado; pensar em abandonar o curso; e baixa “interação” social na escala MOS. |
2015 |
Dachew et al.6767. Dachew BA, Bisetegn TA, Gebremariam RB. Prevalence of Mental Distress and Associated Factors among Undergraduate Students of University of Gondar, Northwest Ethiopia: A Cross-Sectional Institutional Based Study. PLoS One 2015; 10(3):e0119464.
|
Plos One |
transversal |
não identificado |
836 |
Etiópia |
TMC |
SRQ-20 |
40,9% |
FR: Sexo feminino; ter pouco interesse pelo campo de estudo; não ter amigos íntimos; não ter prática religiosa; ter conflito com amigos; referir problemas financeiros; história familiar de doença mental; fazer uso de substâncias psicoativas; ter pouco período de férias ou descanso; ter “caído de turma”; baixo apoio social. |
2015 |
Harris et al.4949. Harris RC, Millichamp CJ, Thomson WMNZ. Stress and coping in fourth-year medical and dental students. Dent J 2015; 111(3):102-108.
|
N Z Dent J |
transversal |
medicina; odontologia |
100 |
Nova Zelândia |
TMC |
GHQ12 |
não menciona |
FR:referir estratégias de coping negativo/”destrutivo” (comer, gastar dinheiro). FP: referir estratégias de coping positivo (conversar com amigos, ter hobbies, etc). |
2015 |
Rose et al.4444. Warbah L, Sathiyaseelan M, Vijayakumar C, Vasantharaj B, Russell S, Jacob KS. Psychological distress, personality, and adjustment among nursing students. Nurse Educ Today 2007; 27(6):597-601.
|
Psychology, Health and Medicine |
transversal |
não identificado |
2538 |
Peru |
TMC |
GHQ12 |
32,9% |
FR: sexo feminino; referir má qualidade do sono; sonolência diurna excessiva. |
2016 |
Budescu e Silverman6868. Budescu M, Silverman LR. Kinship Support and Academic Efficacy Among College Students: A Cross-Sectional Examination. J Child Fam Stud 2016; 25(6):1789-1801.
|
Journal of Child and Family Studies |
transversal |
não identificado |
530 |
EUA |
sofrimento psíquico |
K10 |
23% sofrimento leve; 18% moderado e 7% severo |
FR: estar 1º ano e com maior idade. FP: ter apoio dos pais/parentes. |
2016 |
Deasy et al.6969. Deasy C, Coughlan B, Pironom J, Jourdan D, Mannix-McNamara P. Predictors of health of pre-registration nursing and midwifery students: Findings from a cross-sectional survey. Nurse Educ Today 2016; 36:427-433.
|
Nurse Education Today |
transversal |
enfermagem; obsterícia |
406 |
Irlanda |
TMC |
GHQ12 |
48,7% |
FR: sexo feminino; estar no 2º e 3º anos do curso (últimos anos do curso); referir tabagismo; apresentar estratégia de coping passiva; crença de que a vida na universidade é estressante. |
2016 |
Wang et al.7070. Wang Z, Koenig HG, Ma H, Shohaib SA. Religion, Purpose in Life, Social Support, and Psychological Distress in Chinese University Students. J Relig Health 2016; 55:1055.
|
Journal of Religion & Health |
trasnversal |
medicina |
1812 |
China |
sofrimento psíquico |
K10 |
não menciona |
FP: ter apoio social; ter religiosidade. |