SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Consumption of fruits and vegetables and association with life habits and nutritional status: a prospective study in a cohort of the elderlyEntomological triatomine indicators in the State of Rio Grande do Norte, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Saúde Coletiva

Print version ISSN 1413-8123On-line version ISSN 1678-4561

Abstract

PAIVA, Nuno Marques de; DANIEL, Fernanda; SILVA, Alexandre Gomes da  and  VICENTE, Henrique Testa. Coimbra, Portugal, cidade amiga da(s) idade(s): percepção da cidade e qualidade de vida de uma amostra de pessoas idosas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2019, vol.24, n.4, pp.1473-1482.  Epub May 02, 2019. ISSN 1678-4561.  https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.08902017.

O projecto “Age-Friendly Cities” foi desenvolvido pela OMS com o objectivo de abordar duas tendências globais contemporâneas: a urbanização e o envelhecimento demográfico. A Lista de Verificação de Características das Cidades Amigas do Idoso que resultou do projecto compreende oito domínios da vivência citadina, relacionados com o envelhecimento activo. O presente estudo visa adaptar essa Lista como instrumento de avaliação quantitativo, estudar o grau em que Coimbra é uma “cidade amiga das pessoas idosas” e analisar a relação dos domínios da Lista com a qualidade de vida (QdV). Recolheu-se uma amostra não probabilística com 215 pessoas idosas (idades entre 60 e 90 anos), residentes em Coimbra, às quais foram administrados um questionário de dados pessoais, a Lista e o WHOQOL-Bref. A lista apresenta boas características psicométricas, embora tenha sido percepcionada pelos inquiridos como de difícil resposta. Os domínios “Serviços Comunitários e de Saúde” e “Participação Social” obtiveram os níveis de satisfação mais elevados; “Habitação” e “Participação Cívica e Emprego” apresentaram os valores mais baixos; “Serviços Comunitários e de Saúde” e “Habitação” foram os domínios da cidade que mais se correlacionaram com a QdV, sinalizando importantes domínios de melhoria.

Keywords : Coimbra; Qualidade de vida; Cidade amiga das pessoas idosas; Envelhecimento activo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )