Amaral e Monteiro (2013)25
|
Nacional (2005 e 2009) |
Aluno |
Sim |
Evasão escolar / Participação no PBF, características do domicílio, da mãe e da criança |
Evasão (2005) |
0,663
|
p < 0,05 |
Em curto prazo o PBF teve efeito significativo na redução da evasão escolar de crianças beneficiárias. Em médio prazo não houve significância, apesar do apontamento para a diminuição da evasão escolar |
Evasão (2009) |
0,921 |
-
|
Melo e Duarte (2010)19
|
PE, CE, PB e Se (2005) |
Aluno |
Sim |
Participação do PBF/Frequência escolar, sexo, idade, renda, escolaridade dos pais, número de filhos |
Frequência (amostra campo) |
0,056
|
p < 0,05 |
Impacto positivo e significativo do PBF na frequência escolar |
Frequência (amostra PNAD) |
0,218
|
p < 0,05 |
Ribeiro e Cacciamali (2012)28
|
Nacional (2006) |
Aluno |
Sim |
Ausência escolar (proporção) e atraso escolar (razão) / Localização (urbana e rural), participação no PBF, sexo, raça, renda |
Ausência (zona urbana) |
0,0069 |
0,538 |
Sem impacto na ausência escolar e as diferenças para o atraso escolar não são significativas, tanto para o meio urbano quanto para o meio rural |
Ausência (zona rural) |
0,0167 |
0,487 |
Atraso (zona urbana) |
-0,0105 |
0,151 |
Atraso (zona rural) |
0,0206 |
0,379 |
Cacciamali et al. (2010)26
|
Nacional (2004) |
Aluno |
Sim |
Matrícula / recebimento do PBF, anos de escolaridade, idade, sexo, ocupação, região do país, localização (urbana ou rural) |
Evasão |
1,36
|
p < 0,10 |
Aumento da frequência escolar e sem efeito sobre o trabalho infantil. |
Oliveira e Soares (2013)27
|
Nacional (2008 e 2009) |
Aluno |
Não |
Repetência / repetência no ano anterior, sexo, defasagem, recebimento do PBF |
Repetência |
0,89 |
0,0136 |
PBF tem impacto significativo sobre a progressão das crianças, embora o mesmo seja relativamente modesto. |
Cavalcanti et al. (2013)20
|
Nordeste (2004 e 2006) |
Aluno |
Sim |
Participação PBF / frequência escolar, sexo, merenda gratuita, rede de ensino, trabalho infantil, anos de estudo dos pais |
Frequência (FP 2004) |
0,341
|
p < 0,01 |
Impacto significativo e positivo em favor dos tratados, mas o aumento se dá em taxas decrescentes |
Frequência (FP 2006) |
0,261
|
p < 0,01 |
Frequência (FEP 2004) |
0,399
|
p < 0,01 |
Frequência (FEP 2006) |
0,267
|
p < 0,01 |
Santarrosa (2011)29
|
São Paulo (2007, 2008, 2009) |
Aluno |
Sim |
Proficiência em Matemática e Português/ participação no PBF, sexo, idade, série, faixa de renda, escolaridade e ocupação dos pais |
Proficiência em Português |
2,467
|
p < 0,10 |
Sem impacto na proficiência em matemática e impacto positivo marginal na proficiência em português. |
Proficiência em Matemática |
-0,656 |
- |
Pellegrina (2011)21
|
São Paulo (2007, 2008, 2009) |
Aluno |
Sim |
Evasão, Frequência e Desempenho/ participação no PBF, características socioeconômicas |
Frequência (ausência) |
-0,353
|
p < 0,01 |
Impacto significativo sobre o abandono escolar. Para o desempenho, o impacto foi nulo |
Evasão |
-0,313
|
p < 0,10 |
Proficiência Matemática (boletim) |
-0,039 |
- |
Proficiência em Português (boletim) |
0,450 |
- |
Proficiência Matemática (exame padronizado) |
0,004 |
- |
Proficiência em Português (exame padronizado) |
-0,003 |
- |
Duarte (2013)30
|
Nacional (2009) |
Escola |
Não |
IDEB 2009 / percentual de alunos beneficiários, PIB per capita do município e porte do município e custo-aluno. |
Ide 2009 (Nível 1) |
-0,42 |
- |
Impacto negativo da % de beneficiários do PBF no IDEB. |
Ide 2009 (Nível 2) |
-0,29 |
- |
Glewwe e Kassouf (2012)22
|
Nacional (1998-2005) |
Escola |
Não |
Taxas de matrícula, abandono e aprovação / escolas com alunos participando do PBF, estrutura da escola |
Matrícula |
0,033
|
p < 0,01 |
Para escolas, o impacto para os três indicadores é altamente significativo e com sinal positivo. |
Abandono |
-0,582
|
p < 0,01 |
Aprovação |
0,721
|
p < 0,01 |
Camargo e Pazello (2014)24
|
Nacional (2008 e 2009) |
Escola |
Não |
Taxa de aprovação, abandono e desempenho da escola/sexo, etnia, moradia rural ou urbana, estado, tamanho do município, proporção de alunos beneficiários |
Aprovação |
-0,019
|
p < 0,01 |
Escolas com proporção maior de alunos beneficiários têm menores taxas de aprovação, taxa de abandono e proficiência média, sugerindo relação causal significativa e negativa. |
Abandono |
-0,014
|
p < 0,01 |
Desempenho Matemática |
-0,170
|
p < 0,01 |
Desempenho Português |
-0,163
|
p < 0,01 |
Simões e Sabates (2014)23
|
Nacional (2005 e 2007) |
Escola |
Não |
Proficiência em Português e Matemática, aprovação e abandono/variáveis socioeconômicas, características dos alunos e suas famílias |
Proficiência Português (2005) |
-0,041
|
p < 0,01 |
Efeito negativo da proporção de alunos beneficiários nos testes de aprendizagem é reduzido de acordo com o aumento no tempo de participação ou no aumento do benefício, assim como para taxas de abandono que diminui. |
Proficiência Português (2007) |
-0,013
|
p < 0,05 |
Proficiência Matemática (2005) |
0,002 |
- |
Proficiência Matemática (2007) |
-0,038
|
p < 0,01 |
Taxa de abandono (2005) |
0,014
|
p < 0,01 |
Taxa de abandono (2007) |
-0,025
|
p < 0,01 |
Taxa de aprovação (2005) |
-0,015
|
p < 0,05 |
Taxa de aprovação (2007) |
0,026
|
p < 0,01 |