MEEM |
90 (90%) |
. Seleção de amostra . Rastreio . Correlação com escores de outros testes . Avaliar efeito de intervenção . Avaliar associação e risco . Auxiliar em procedimentos diagnósticos . Comparar médias entre grupos . Acompanhar evolução de doença |
Orientação temporal Orientação espacial Memória imediata e tardia Atenção Cálculo Linguagem Praxia construtiva |
Brucki et al., 2003 |
31 |
34,4 |
Bertolucci et al., 1994 |
15 |
16,7 |
Lourenço e Veras, 2006a
|
10 |
11,1 |
Folstein et al., 1975 |
8 |
8,9 |
Almeida, 1998 |
6 |
6,7 |
Icaza e Albala, 1999 |
5 |
5,6 |
Herrera et al., 2002 |
3 |
3,3 |
Castro-Costa et al., 2008 |
2 |
2,2 |
Bottino et al., 2001 |
2 |
2,2 |
Kochhann et al. |
1 |
1,1 |
Nitrini et al., 2007 |
1 |
1,1 |
Nitrini et al., 1994 |
1 |
1,1 |
Seabra et al., 1990 |
1 |
1,1 |
Não cita |
4 |
4,4 |
Teste de fluência verbal |
24 (24%) |
Seleção de amostra Rastreio Correlação com escores de outros testes Avaliar efeito de intervenção Avaliar associação e risco Auxiliar em procedimentos diagnósticos Comparar médias entre grupos Acompanhar evolução de doença |
Linguagem Memória semântica Funções executivas |
Semântica (animais) |
16 |
66,7 |
Semântica (animaisb e frutasa) |
2 |
8,3 |
Semântica (animais e supermercado) |
1 |
4,2 |
Semântica (sem categoria) |
3 |
12,5 |
Fonológica (FASa) |
4 |
16,7 |
Fonológica (AF) |
2 |
8,3 |
Fonológica (sem categoria) |
1 |
4,2 |
Livre |
1 |
4,2 |
Não cita |
1 |
4,2 |
Span de dígitosa
|
15 (15%) |
Correlação com escores de outros testes Avaliar efeito de intervenção Auxiliar em procedimentos diagnósticos Avaliar associação Comparar médias entre grupos |
Atenção Concentração Aprendizagem Memória de trabalho Funções executivas |
- |
- |
CAMCOG-Rb
|
13 (13%) |
Rastreio Correlação com escores de outros testes Avaliar efeito de intervenção Auxiliar em procedimentos diagnósticos Avaliar associação Comparar médias entre grupos |
Orientação temporal Orientação espacial Memória imediata e tardia Atenção Cálculo Linguagem Funções executivas Praxia construtiva Praxia |
- |
- |
CDRa
|
10 (10%) |
Seleção da amostra Rastreio Auxiliar em procedimentos diagnósticos Classificar severidade de demência |
Memória Orientação Função executiva (resolução de problemas |
- |
- |
TDR |
10 (10%) |
Seleção da amostra Rastreio Correlação com escores de outros testes Comparar médias entre grupos Auxiliar em procedimentos diagnósticos Avaliar associação |
Habilidades visoespaciais Praxia construtiva Funções executivas Atenção |
Sunderland et al., 1989a
|
5 |
50,0 |
Shulman et al., 1993a
|
3 |
30,0 |
Mendez et al., 1992b
|
2 |
20,0 |
Freedman et al., 1994 |
1 |
10,0 |
Shulman e Silver, 1986 |
1 |
10,0 |
Shulman, 2000 |
1 |
10,0 |
TMTb
|
9 (9%) |
Seleção da amostra Rastreio Comparar médias entre grupos Auxiliar em procedimentos diagnósticos Avaliar associação Avaliar efeito de intervenção Avaliar funções executivas |
Atenção Funções executivas |
TMT A e B |
8 |
|
TMT A |
1 |
|
RAVLTa
|
8 (8%) |
Comparar médias entre grupos Auxiliar em procedimentos diagnósticos Avaliar efeito de intervenção Avaliar associação Correlação com escores de outros testes |
Memória recente Memória episódica Aprendizagem |
- |
MoCAa
|
8 (8%) |
Rastreio Avaliar associação Avaliar efeito de intervenção Correlação com escores de outros testes |
Praxia construtiva Atenção Funções executivas Memória imediata e tardia Linguagem Orientação |
- |
IQCODEa
|
8 (8%) |
Seleção da amostra Rastreio Auxiliar em procedimentos diagnósticos Avaliar associação Avaliar efeito de intervenção Correlação com escores de outros testes |
Não se aplica, pois avalia o declínio cognitivo por meio de entrevista com cuidador |
- |
BBRCa
|
5 (5%) |
Rastreio Avaliar associação Auxiliar em procedimentos diagnósticos |
Linguagem Memória imediata e tardia Cálculo Funções executivas Praxia construtiva |
- |
RBMTa
|
4 (4%) |
Rastreio Avaliar associação Avaliar efeito de intervenção |
Memória |
- |
BNTa
|
4 (4%) |
Avaliar associação Avaliar efeito de intervenção |
Linguagem |
- |
FOMEa
|
3 (3%) |
Rastreio Avaliar associação |
Aprendizagem Memória episódica Linguagem Funções executivas |
- |
WCSTa
|
3 (3%) |
Avaliar efeito de intervenção |
Funções executivas |
- |
Lista de palavras |
3 (3%) |
Avaliar efeito de intervenção Avaliar associação |
Memória imediata e tardia Aprendizagem |
- |
PCLa
|
3 (3%) |
Seleção da amostra Rastreio Avaliar associação |
Orientação Linguagem Memória imediata e tardia |
- |
Subteste Vocabulário do WAIS-IIIa
|
3 (3%) |
Avaliar efeito de intervenção Avaliar associação Auxiliar em procedimentos diagnósticos |
Linguagem Memória semântica |
- |
Subteste Digit Symbol-Coding do WAIS-IIIa
|
3 (3%) |
Avaliar efeito de intervenção Correlação com escores de outros testes Auxiliar em procedimentos diagnósticos |
Atenção Habilidades visuoespaciais Memória |
- |
Teste dos Cubos de Corsi |
2 (2%) |
Comparar médias entre grupos Avaliar efeito de intervenção |
Memória de trabalho Funções executivas |
- |
SKTa
|
2 (2%) |
Rastreio Avaliar associação Avaliar efeito de intervenção |
Atenção Concentração Funções executivas Memória imediata e tardia Reconhecimento |
- |
BAFa
|
2 (2%) |
Correlação com escores de outros testes |
Funções executivas |
- |
MAC-Qb
|
2 (2%) |
Avaliar associação Avaliar efeito de intervenção |
Memória prospectiva |
|
MDRSb
|
2 (2%) |
Auxiliar em procedimentos diagnósticos |
Memória de trabalho Funções executivas Atenção Praxia |
- |
MEEMgb
|
2 (2%) |
Avaliar associação |
Praxia construtiva Linguagem Atenção Memória Fluência verbal |
- |
TN-LINa
|
2 (2%) |
Comparar médias entre grupos Correlação com escores de outros testes |
Memória semântica Linguagem |
- |
Pares de Palavras I e II da WMS-Rb
|
2 (2%) |
Avaliar efeito de intervenção Avaliar associação |
Memória imediata e tardia |
- |
PDMT |
2 (2%) |
Avaliar associação e risco |
Memória imediata e tardia |
- |
Stick Design Testb
|
2 (2%) |
Comparar médias entre grupos Correlação com escores de outros testes |
Habilidades visuoespaciais |
- |
subteste Procurar Símbolos do WAIS-IIIa
|
2 (2%) |
Avaliar efeito de intervenção |
Atenção Funções executivas |
- |
subteste Figura do roubo dos biscoitos do Teste de Boston para o Diagnóstico da Afasia |
2 (2%) |
Avaliar efeito de intervenção |
Linguagem |
- |
CANSMCI-BRa
|
1 (1%) |
Rastreio |
Memória Linguagem Função executiva |
- |
ADAS-Cogb
|
1 (1%) |
Rastreio Avaliar associação |
Memória imediata e tardia Linguagem Habilidades visoespaciais Praxia ideomotora e construtiva |
- |
Bateria CERADb
|
1 (1%) |
Avaliar associação |
*Inclui os testes de Fluência Verbal; MEEM; Teste de nomeação de Boston; Lista de Palavras: Habilidade visuoconstrutiva |
- |
Bateria Arizona para Desordens de Comunicação e Demência |
1 (1%) |
Avaliar associação |
Linguagem Memória episódica Habilidade visuoespaciais Praxia construtiva |
- |
TROG-2 |
1 (1%) |
Avaliar associação |
Linguagem |
- |
Community Screening Instrument for Dementia |
1 (1%) |
Rastreio Avaliar associação |
Linguagem Memória Praxia Orientação |
- |
Metamemory Adulthood Questionnairea
|
1 (1%) |
Avaliar efeito de intervenção |
Memória |
- |
MSEQa
|
1 (1%) |
Avaliar efeito de intervenção |
Memória |
- |
Teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Ravenb
|
1 (1%) |
Avaliar associação |
Funções executivas |
- |
Stroopa
|
1 (1%) |
Comparar médias entre grupos |
Funções executivas |
- |
Subteste Semelhanças do WAIS-IIIa
|
1 (1%) |
Comparar médias entre grupos |
Linguagem Função executiva |
- |
Subteste Informação do WAIS-IIIa
|
1 (1%) |
Avaliar efeito de intervenção |
Memória imediata |
- |
Subteste cubos do WAIS-IIIa
|
1 (1%) |
Avaliar associação |
Habilidades visuoespaciais Funções executivas |
- |
Subteste Raciocínio Matricial do WAIS-IIIa
|
1 (1%) |
Auxiliar em procedimentos diagnósticos |
Funções executivas |
- |
Subteste Compreensão do WAIS-IIIa
|
1 (1%) |
Auxiliar em procedimentos diagnósticos |
Funções executivas |
- |
Subteste Aritmética do WAIS-IIIa
|
1 (1%) |
Avaliar efeito de intervenção |
Atenção Cálculo |
- |
Subteste Sequência de números e letras do WAIS-IIIa
|
1 (1%) |
Avaliar efeito de intervenção |
Memória de trabalho |
- |
Subteste Memória Lógica I e II da WMS-Rb
|
1 (1%) |
Avaliar efeito de intervenção |
Memória episódica Capacidade de evocação |
- |
Delay Visual Memory |
1 (1%) |
Avaliar associação |
Memória episódica |
- |
Forma Abreviada da WAIS-IIIa
|
1 (1%) |
Avaliar associação |
Atenção Funções executivas Memória de trabalho Memória episódica Cálculo Linguagem |
- |
NEUPSILINa
|
1 (1%) |
Avaliar efeito de intervenção |
Atenção Orientação Memória de trabalho Memória episódica, semântica e prospectiva Cálculo Linguagem Praxias Funções executivas |
- |
Groton Maze Learning Test; Set-Shifting test, One-back e Two-back tests |
1 (1%) |
Avaliar efeito de intervenção |
Atenção Memória de trabalho Funções executivas |
- |
Teste dos Cinco dígitosa
|
1 (1%) |
Comparar médias entre grupos |
Funções executivas |
- |
Teste de Atenção Concentrada de Toulouse-Piéronb
|
1 (1%) |
Avaliar efeito de intervenção |
Atenção |
- |
Teste de Recordação Seletiva de Buschkeb
|
1 (1%) |
Avaliar associação |
Memória episódica |
- |
Teste Token – versão reduzidaa
|
1 (1%) |
Comparar médias entre grupos |
Memória semântica Linguagem |
- |
Teste de evocação tardia de figuras simples |
1 (1%) |
Auxiliar em procedimentos diagnósticos |
Memória tardia |
- |
Teste de Labirinto |
1 (1%) |
Auxiliar em procedimentos diagnósticos |
- |
- |
Torre de Hanoib
|
1 (1%) |
Avaliar associação |
Funções executivas |
- |
Teste de variáveis de Atenção Visual |
1 (1%) |
Avaliar associação |
Atenção |
- |