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Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123versão On-line ISSN 1678-4561

Resumo

PASSARO, Anice de Campos; REGRA, Mariana Cristina; SERRAO, Carla  e  MARQUES, Amélia Pasqual. Adaptação cultural e confiabilidade do questionário de educação sexual em meio escolar. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2019, vol.24, n.7, pp.2601-2608.  Epub 22-Jul-2019. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018247.14892017.

Sexualidade insere-se num cenário de controle social e cultural, portanto sua abordagem deve ir além dos aspectos biológicos. O Questionário de Educação Sexual em Meio Escolar (QUESME) avalia o conhecimento, o conforto, a motivação e o envolvimento dos/as professores/as em relação à educação sexual. O objetivo deste artigo é adaptar culturalmente e verificar a confiabilidade do QUESME. Foi realizada adaptação cultural e validação de conteúdo pelo comitê de especialistas. Para a confiabilidade utilizou-se o alpha de Cronbach e sua estratificação. Foi aplicado a 100 professores/as com idade média de 44,45 (9,62) anos. Expressões foram modificadas mantendo-se o conteúdo da versão original. A questão sobre conhecimento foi a mais modificada devido às diferenças normativas dos países. A confiabilidade foi semelhante ao instrumento original: os menores valores encontrados foram α = 0,741 para eficácia de resultado, α = 0,812 e α = 0,849 para envolvimento cognitivo. Conclusão: O QUESME foi adaptado culturalmente para o Brasil apresentando boa confiabilidade. É relevante, pois avalia as ações de educação sexual amplamente, podendo auxiliar na implementação e acompanhamento de políticas públicas relacionadas à promoção de saúde nas escolas.

Palavras-chave : Saúde escolar; Sexualidade e desenvolvimento psicossexual.

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