SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número7Análise sobre a constituição de uma rede de Saúde Mental em uma cidade de grande porteAlfabetismo em saúde bucal dos cuidadores é associado com a prevalência de cárie não tratada em pré-escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1413-8123versão On-line ISSN 1678-4561

Resumo

PILOTTO, Luciane Maria  e  CELESTE, Roger Keller. A relação entre planos privados de saúde e uso de serviços médicos e odontológicos no sistema de saúde brasileiro. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2019, vol.24, n.7, pp.2727-2736.  Epub 22-Jul-2019. ISSN 1413-8123.  http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018247.24112017.

O objetivo deste estudo foi descrever os locais usados na última visita a serviços médicos e odontológicos no Brasil em relação à posse de plano privados de saúde, e examinar o efeito de estar cadastrado na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Este é um estudo transversal que utiliza dados da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (PNAD) de 2008 no Brasil. Regressão logística multinomial foi realizada para analisar a influência da posse de plano privado de saúde e o cadastro na ESF no uso do serviço de saúde. Os resultados mostraram que os indivíduos com plano de saúde tendem a usar mais os serviços médico-odontológicos do que indivíduos sem plano privado. Porém, muitos indivíduos com planos usam serviços públicos ou privados com pagamento direto, principalmente para serviços odontológicos. Dentre indivíduos sem plano, estar cadastrado na ESF reduziu as chances de uso de serviços privados com pagamento direto, independente de idade, renda e nível educacional. Estar cadastrado na ESF aumentou o uso de serviços públicos e o efeito foi mais forte dentre indivíduos com planos privados. Políticas para fortalecer a atenção primária à saúde e expandir a ESF devem ser incentivadas.

Palavras-chave : Sistemas de saúde; Seguro saúde; Saúde da família; Atenção primária à saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )