SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número5Home Care in Brazil: an exploratory study on the construction process and service use in the Brazilian Health SystemSocial inequalities in the impact of falls on health-related quality of life among older adults índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Ciência & Saúde Coletiva

versión impresa ISSN 1413-8123versión On-line ISSN 1678-4561

Resumen

BRANCO, July Grassiely de Oliveira; VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza; BRILHANTE, Aline Veras Morais  y  BATISTA, Maxmiria Holanda. Fragilidades no processo de trabalho na Atenção à Saúde à Mulher em situação de violência sexual. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2020, vol.25, n.5, pp.1877-1886.  Epub 08-Mayo-2020. ISSN 1678-4561.  https://doi.org/10.1590/1413-81232020255.34732019.

Objetivou-se identificar nos discursos de gestores e trabalhadores que assistem mulheres em situação de violência sexual, as condições que comprometem a atenção à estas pessoas e à estruturação da rede. Pesquisa qualitativa, realizada com 19 profissionais destes serviços por meio de entrevista semiestruturada. O método da análise do discurso balizou o processo analítico evidenciando duas formações discursivas: fragilidades que repercutem no processo de trabalho e limitações impostas pela prática profissional. Os resultados apontam que o cotidiano desses serviços é permeado pela redução do número e rotatividade de profissionais, precárias condições de trabalho, inadequação da estrutura física para o desenvolvimento da atenção, além das lacunas na capacitação e sensibilização. Urge que trabalhadores e gestores sejam efetivados nas equipes de atenção com vistas à redução da rotatividade e à viabilização de uma atenção qualificada por parte destes trabalhadores, incorporação efetiva na rede de serviços, assegurando interdisciplinaridade, intersetorialidade e integralidade da atenção, na garantia e respeito aos direitos sexuais e reprodutivos dessas mulheres.

Palabras clave : Delitos Sexuais; Trabalho; Pessoal de Saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )