SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Adolescents’ self concept and academic achievement: relationships among gender,age and type of institutionThe coercion and its fallout in the relationship between teacher and student author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psico-USF

On-line version ISSN 2175-3563

Abstract

SILVA, Cláudia Borim da; BRITO, Márcia Regina Ferreira de; CAZORLA, Irene Maurício  and  VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Atitudes em relação à estatística e à matemática. Psico-USF (Impr.) [online]. 2002, vol.7, n.2, pp.219-228. ISSN 2175-3563.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712002000200011.

O objetivo deste trabalho foi verificar se as atitudes em relação à estatística poderiam estar relacionadas às atitudes em relação à matemática desenvolvidas durante a trajetória escolar do estudante. Os sujeitos foram 330 alunos de graduação que cursavam estatística introdutória em 1998. Foi aplicado um questionário, uma escala de atitudes em relação à estatística e outra em relação à matemática. As duas escalas apresentaram altos coeficientes de consistência interna. Verificou-se que os alunos apresentaram atitudes mais positivas em relação à matemática do que em relação à estatística. Não foram encontradas diferenças por gênero nas pontuações das duas escalas. Os alunos de exatas apresentaram atitudes mais positivas em relação à matemática e os de humanas atitudes mais negativas em relação à estatística. Os resultados indicaram que existe uma associação das atitudes em relação à matemática na formação das atitudes em relação à estatística e que essa associação é mais forte para os alunos de humanas.

Keywords : Atitudes; Educação matemática; Educação estatística; Ensino de graduação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License