SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1AlphaCI: a computer program for computing confidence intervals around Cronbach's alfa coefficientPublications in developmental psychology in two Brazilian journals in the 1990s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psico-USF

On-line version ISSN 2175-3563

Abstract

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando César  and  SOARES, Joceli Vergínia Toledo. Consciência sintática no ensino fundamental: correlações com consciência fonológica, vocabulário, leitura e escrita. Psico-USF (Impr.) [online]. 2004, vol.9, n.1, pp.39-47. ISSN 2175-3563.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712004000100006.

Habilidades metalingüísticas, como consciência fonológica e consciência sintática, são importantes à aquisição de leitura e escrita. Provas de consciência fonológica por escolha de figuras, escrita sob ditado, competência de leitura e vocabulário receptivo auditivo já se encontram disponíveis na bibliografia. Este estudo apresenta a Prova de Consciência Sintática e dados preliminares de validação com 204 crianças de 1a a 4a séries do ensino fundamental. Resultados mostraram efeito significativo da série escolar sobre o escore geral na Prova de Consciência Sintática e os escores específicos de seus quatro subtestes, mesmo depois de controlado o efeito da inteligência verbal usando o escore em vocabulário como covariante. O efeito da série escolar também foi significativo para os escores em consciência fonológica, competência de leitura, escrita sob ditado e vocabulário. Os escores gerais dos cinco testes mostraram-se positiva e significativamente intercorrelacionados, corroborando evidências bibliográficas sobre as relações entre leitura, escrita e habilidades metalingüísticas.

Keywords : Metalinguagem; Alfabetização; Fonologia; Léxico; Sintaxe.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License