SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Translation, semantic equivalence and cultural adaptation of Marijuana Expectancy Questionnaire (MEQ)Prejudice and intention to maintain social contact: Evidences concerning human values author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psico-USF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

DUCHARNE, Maria Adelina Barbosa. Avaliação da auto-percepção de competência: adaptação da PSPCSA numa população portuguesa. Psico-USF (Impr.) [online]. 2004, vol.9, n.2, pp. 137-145. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712004000200004.

A Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children, é talvez dos instrumentos que mais têm sido utilizados na investigação sobre a auto-percepção da criança de idade pré-escolar, bem como pelos psicólogos que, na sua prática profissional, lidam com este tipo de questão. O presente estudo teve como objectivo proceder à adaptação da PSPCSA às características de uma amostra portuguesa de crianças de idade pré-escolar. Serão descritos os participantes, o processo de tradução/adaptação da escala, o procedimento e os resultados, bem como serão discutidas as implicações dos resultados obtidos na utilização desta escala com crianças portuguesas de idade pré-escolar. A versão portuguesa da PSPCSA apresenta algumas diferenças relativamente à escala original americana, nomeadamente no que diz respeito à estrutura factorial. As qualidades psicométricas da EAPCASC portuguesa foram consideradas muito satisfatórias, e as mudanças incluídas na sequência do processo de adaptação revelaram-se indispensáveis.

Keywords : Desenvolvimento do self; Crianças de idade pré-escolar; Avaliação da auto-percepção de competência; EAPCASC.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese