SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Belief in the paranormal and rational versus experiential thinking stylesValidity evidences of an educational informatics performance scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psico-USF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

CRUZ, Orlanda; AGUIAR, Cecília  and  BARROS, Sílvia. Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino: qualidades psicométricas dos dados. Psico-USF (Impr.) [online]. 2004, vol.9, n.2, pp. 165-171. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712004000200007.

Este trabalho apresenta uma escala de avaliação da qualidade dos comportamentos interactivos maternos. Embora este instrumento tenha sido utilizado no contexto de um projecto mais amplo que visa estudar os determinantes maternos da qualidade do envolvimento da criança, este artigo centra-se especificamente nas decisões metodológicas relativas à observação dos comportamentos interactivos maternos. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino (EAEE) foi utilizada para observar os comportamentos interactivos de 120 mães de crianças em idade de creche, numa situação de jogo livre, seguida de arrumação dos brinquedos. Cada díade foi observada em três momentos diferentes. A análise das dimensões subjacentes, dos coeficientes de consistência interna e de acordo inter-observadores, bem como da consistência temporal dos dados, permite concluir que a EAEE é uma medida útil e adequada dos comportamentos interactivos de mães portuguesas em situações diádicas de jogo.

Keywords : Escala de avaliação; Comportamentos interactivos maternos; Jogo livre; Responsividade; Crianças de 1 a 2 anos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese