SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Teaching Styles Rating Scale: Data pscychometric propertiesThe small group as the learning environment organizer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psico-USF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. Evidências de validade de uma escala de desempenho docente em informática educacional. Psico-USF (Impr.) [online]. 2004, vol.9, n.2, pp. 173-180. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712004000200008.

Objetivou-se, neste estudo, verificar a evidências de validade da Escala de Desempenho em Informática Educacional (EDIE). Participaram 344 sujeitos de 20 a 67 anos (M= 38,9 anos; DP= 8,1). 79,4% eram do sexo feminino. A maioria deles atuava no Ensino Básico (85,5%) e na Rede Pública de Ensino (57,8%). A EDIE, com 51 itens do tipo Likert com quatro alternativas de resposta, foi respondida individualmente. Verificou-se que EDIE apresentou uma boa consistência interna (aCronbach =0,97). A precisão interna do instrumento, verificada pelo método das metades, foi de 0,84 e revelou homogeneidade dos itens. A análise fatorial indicou a presença do fator de desempenho (22 itens) e do fator de gestão (18 itens). Foram eliminados 11 itens, contando a versão final da EDIE com 40 itens.

Keywords : Avaliação educacional; Construção de instrumento; Psicometria; Escala Likert; Informática educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese