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Análise fatorial do Questionário de Estilos Parentais (PAQ) em uma amostra de adultos jovens universitários

The factorial analysis of Parental Authoritative Questionnaire in a sample of college young adults

O objetivo deste estudo é investigar a estrutura fatorial do Questionário de Estilos Parentais (PAQ) desenvolvido por John Buri. A amostra estratificada foi composta por 323 estudantes de ambos os sexos que cursam uma universidade particular. Foi utilizada a análise de componentes principais, com rotação oblimin, empregando a regra de Kaiser (retenção dos autovalores maiores que 1). A análise demonstrou a presença de três fatores com autovalores superiores a 1. O total dos fatores explica 43,96% da variância total do construto estilos parentais. O primeiro fator explica 25,70%; o segundo, 11,77%; e o terceiro, 6,49%. Os três fatores alcançaram um nível de consistência interna satisfatório. Os resultados sugerem possibilidades positivas de aplicação do instrumento em nossa realidade, mas faz-se necessário o desenvolvimento de futuros estudos sobre o instrumento em amostras diversificadas.

Estilos parentais; Estratégias educacionais; Análise fatorial; Questionário de Estilos Parentais (PAQ)


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