SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Psychosocial aspects of the infarct prevention: Construction and validation of a measure instrumentBrief psychodynamic psychotherapies: Characteristics of national and foreign scientific production (1980/2003) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psico-USF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

COVRE, Priscila; MACEDO, Elizeu Coutinho de; CAPOVILLA, Fernando César  and  SCHWARTZMAN, José Salomão. Movimentos oculares e padrões de busca visual em tarefas de rotação mental. Psico-USF (Impr.) [online]. 2005, vol.10, n.1, pp. 41-49. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712005000100006.

O objetivo deste estudo é identificar as estratégias utilizadas nas tarefas de rotação mental pela análise dos traçados dos movimentos oculares. Foi analisado o desempenho de 40 participantes na comparação de pares de objetos tridimensionais rotacionados no eixo y, com diferenças de angulação de 0o a 180o. Foi utilizado um sistema computacional de rastreamento dos movimentos oculares (eyetracking) durante a visualização de figuras. Os resultados mostram que tempo de julgamento, duração média das fixações do olho, número de fixações nos objetos e número de alternâncias entre os dois objetos aumentam em função da diferença de angulação. Análise dos traçados oculares, com base na inspeção visual, indica o uso de dois tipos de estratégias: rotação mental em torno dos eixos padrões e comparação independente da orientação. O uso dessas estratégias é discutido com relação ao desempenho dos participantes e à memória de trabalho.

Keywords : Rotação mental; Busca visual; Direção do olhar; Eyetracking.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese