Acessibilidade / Reportar erro

Educação superior e crescimento pessoal: motivações sociais entre personagens nucleares do meio universitário

Higher education and personal development: Social motivations among nuclear people from university

Baseando-se nos resultados de quase duas dezenas de estudos conduzidos com sujeitos brasileiros, todos personagens nucleares relacionados ao meio universitário (professores, candidatos, alunos, egressos), envolvendo variáveis contidas nos modelos de cultura maior (social) e de cultura menor (industrial), propostos por Romero-Garcia para explicar o processo motivacional de indivíduos vivendo em sociedades em vias de desenvolvimento, este trabalho evidencia a consistência teórica dos modelos propostos. A análise destes estudos aponta para a importância do nível de escolaridade e socioeconômico, do ambiente motivacional do lar e do porte da cidade onde vivem os sujeitos para a caracterização psicossocial de sua cultura.

Cultura; Motivações sociais; Estudantes; Professores


Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br