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Psico-USF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

ACCORSI, Daniella Maculan Pavesi; BZUNECK, José Aloyseo  e  GUIMARAES, Sueli Édi Rufini. Envolvimento cognitivo de universitários em relação à motivação contextualizada. Psico-USF (Impr.) [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 291-300. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712007000200017.

O presente estudo propôs-se investigar aspectos motivacionais de 217 alunos de um curso superior de sete diferentes instituições. Os participantes foram avaliados quanto à crença no valor da inteligência e do esforço, quanto às suas metas de realização e quanto ao uso de estratégias de aprendizagem usadas numa disciplina teórica específica. Como resultados, apareceu maior incidência da orientação à meta aprender e correlação negativa entre essa orientação e a orientação à meta evitação do trabalho. Ao mesmo tempo, a orientação à meta aprender esteve mais associada ao uso de estratégias de profundidade, enquanto a preferência por estratégias de superfície esteve mais associada à meta evitação do trabalho. O esforço não apareceu como fator mais valorizado do que a inteligência por grande parte da amostra. Os resultados foram discutidos à luz da literatura atual e foram extraídas conclusões para o ensino superior.

Palavras-chave : Motivação no ensino superior; Estratégias de aprendizagem; Valorização do esforço; Valorização da capacidade.

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