SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Avaliação dos problemas de sono-vigília em crianças em idade escolar: normas e propriedades para a população Portuguesa do SWELAnálise do processo de tomada de consciência de professoras por meio do jogo Traverse índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psico-USF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

IGUE, Érica Aparecida; BARIANI, Isabel Cristina Dib  e  MILANESI, Pedro Vitor Barnabé. Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes. Psico-USF (Impr.) [online]. 2008, vol.13, n.2, pp. 155-164. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712008000200003.

Este estudo visou descrever as vivências acadêmicas de universitários, verificando se estas variavam em função do ano freqüentado, das expectativas dos alunos do 1º ano quanto às vivências que teriam no curso e das expectativas que os discentes do 5º ano tiveram ao entrar na universidade. Foram informantes 203 estudantes dos 1º e 5º anos de um curso superior de Psicologia. O Questionário de Vivências Acadêmicas - versão reduzida (QVA-r) foi aplicado juntamente com uma questão sobre as expectativas no período de ingresso à universidade. O QVA-r é um instrumento escalar que abrange cinco dimensões, a saber, pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional. Considerando-se os anos freqüentados, análises estatísticas indicaram diferença significativa na dimensão institucional. Quanto às expectativas iniciais, foi encontrada diferença significativa apenas para os alunos de 5º ano, na dimensão interpessoal e no total das dimensões.

Palavras-chave : Estudante universitário; Adaptação acadêmica; Ensino superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português