SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Irrational beliefs, psychological adjustment and life satisfaction in college students"There was no other way": dropout students" perceptions on leaving higher education índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Psico-USF

versión impresa ISSN 1413-8271versión On-line ISSN 2175-3563

Resumen

JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; DIAS, Anelise Silva  y  MARINI, Janete Aparecida da Silva. Avaliação da agressividade na família e escola de ensino fundamental. Psico-USF (Impr.) [online]. 2009, vol.14, n.1, pp.83-93. ISSN 1413-8271.  https://doi.org/10.1590/S1413-82712009000100009.

O estudo objetivou identificar a percepção de crianças do ensino fundamental acerca da agressividade na família e escola, verificando possíveis diferenças entre essa variável com gênero, faixa etária, série e tipo de escola. Aplicou-se uma escala de agressividade em 758 alunos brasileiros, de 2ª a 4ª séries, de ambos os sexos, sendo 50,4% meninas. Os participantes apresentaram poucas condutas agressivas. A agressividade familiar teve maiores índices do que a escolar. Identificou-se influência do gênero sobre a agressividade geral dos participantes. Verificou-se que os meninos apresentaram índices de agressividade na família mais altos e significativamente diferentes em relação às meninas. Constataram-se diferenças significativas para idade e série apenas para agressividade familiar.

Palabras clave : avaliação psicológica; agressividade familiar; agressividade escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons