SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Cultural and social influences in the education of indigenous children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Psico-USF

On-line version ISSN 2175-3563

Abstract

WITTER, Geraldina Porto; GALVAO, Ana Paula Moreira; BURITI, Marcelo de Almeida  and  SILVA, Elza Maria Tavares. Êxito social e gênero na velhice: leitura e atividade física. Psico-USF (Impr.) [online]. 2009, vol.14, n.3, pp.375-386. ISSN 2175-3563.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712009000300013.

O objetivo da pesquisa foi estudar a ocorrência de leitura e de atividade física em idosos. Os participantes foram divididos em quatro grupos de acordo com as variáveis: gênero e êxito ou sucesso social na comunidade; cada grupo foi composto por 10 pessoas com 70 anos ou mais. Os instrumentos usados foram: Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), um roteiro sobre a formação do leitor e um questionário internacional sobre atividade física. Os resultados não mostraram correlação entre as duas variáveis, exceto para o grupo de homens com êxito social. Homens e mulheres com sucesso social foram melhores em leitura do que os outros grupos, mas não houve diferença estatística concernente à atividade física e gênero.

Keywords : terceira idade; hábito de ler; prática de exercícios.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License