SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Técnicas projetivas na avaliação de aspectos psicopatológicos da anorexia e bulimiaHomens brasileiros jovens e representações sociais de saúde e doença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psico-USF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

CISCON-EVANGELISTA, Mariane Ranzani  e  MENANDRO, Paulo Rogério Meira. Trânsito religioso e construções identitárias: mobilidade social de evangélicos neopentecostais. Psico-USF (Impr.) [online]. 2011, vol.16, n.2, pp. 193-202. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712011000200008.

O trânsito religioso do brasileiro pode ser compreendido como a mobilidade social de pessoas que encontram em um novo grupo características que desejam compartilhar. Para compreender este fenômeno e suas implicações, entrevistamos 20 participantes ativos de uma igreja evangélica neopentecostal. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo por meio do software QSR N6. Os resultados indicaram que os entrevistados adotaram o novo grupo religioso como endogrupo, transformando em exogrupo o modo de vida anterior - religioso ou não. As pessoas próximas, que permaneceram em seu grupo de origem, inicialmente foram distanciadas, e depois se tornaram alvo dos participantes, os quais buscavam aproximar familiares e amigos ao seu novo endogrupo.

Palavras-chave : Religiosidade; Identidade social; Neopentecostalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português