SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Características de superdotação em um par de gêmeos monozigóticosTeoria, avaliação e psicoterapia segundo a proposta de Theodore Millon índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psico-USF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

PELISOLI, Cátula; GAVA, Lara Lages  e  DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Psicologia jurídica e tomada de decisão em situações envolvendo abuso sexual infantil. Psico-USF [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 327-338. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712011000300009.

Este trabalho apresenta uma revisão teórica sobre a tomada de decisão em situações de alegação de abuso sexual infantil. Profissionais de saúde mental em todo o mundo necessitam tomar decisões acerca da veracidade dessas alegações, sendo muitas julgadas erroneamente. Este artigo apresenta o abuso sexual como um problema mundial, destaca as relações entre a psicologia e a justiça e aborda estudos que demonstram as influências de variáveis como vieses cognitivos, crenças prévias e gênero sobre as decisões tomadas por profissionais que avaliam tais casos. É fundamental que os profissionais reconheçam essas variáveis para que erros sobre esses julgamentos possam ser evitados e para que se aumente a qualidade das avaliações psicológicas forenses. A necessidade de experiência e conhecimento científico é abordada como possível contribuinte para a qualificação dos psicólogos que atuam na área e é sugerida a realização de pesquisas sobre o tema no contexto brasileiro.

Palavras-chave : Abuso sexual; Avaliação psicológica; Psicologia jurídica; Tomada de decisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português