SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Validation of the Inventory on Disability Conceptions in Work Situations (ICD-ST)Suicide risk in young adults with anxiety disorders: population-based study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psico-USF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

SERRALHA, Conceição Aparecida. Estudo sobre os elementos de uma interpretação invasiva na abordagem psicanalítica winnicottiana. Psico-USF [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 43-51. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712012000100006.

Partindo dos textos freudianos, este estudo reapresenta brevemente a técnica da interpretação em psicanálise e, baseando-se na obra de Winnicott, discute os elementos de uma interpretação sentida de forma invasiva pelo analisando. São identificados, nomeados e discutidos os elementos apontados por este autor: tempo, modo, graus de confiabilidade, objetividade e conhecimento, sendo ilustrados por alguns fragmentos de sessão de casos de Winnicott e de um caso da autora. O estudo evidencia a importância da capacidade de o analista se identificar com o analisando para interpretar, recebendo e entendendo a comunicação deste sobre a adequação de todos esses elementos ao seu caso.

Keywords : Interpretação invasiva; Psicanálise; Winnicott; Relação analista-analisando.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese