SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Cognitive training in older adults and the elderly: impact of educational strategies according to ageRelations between types of occupational interests and psychological basis of organizational commitment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psico-USF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

AGUIAR, Fernando Henrique Rezende  and  CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo. Análise da produção científica em orientação profissional: tendências e velhos problemas. Psico-USF [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 97-107. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712012000100011.

O objetivo do presente artigo foi analisar as tendências científicas apontadas pela publicação em periódicos nacionais sobre o tema Orientação Vocacional, no período de 2006 a 2010. Procedeu-se a uma pesquisa bibliométrica com busca manual e boleana nas bases de dados BVS-Psi e IndexPSi, obtendo-se 108 artigos, que foram analisados quantitativa e qualitativamente. Verificou-se em que medida a produção em orientação vocacional tem atendido às agendas de pesquisa sugeridas por revisões anteriores e se a nomenclatura utilizada tornou-se mais concisa e homogênea. Dentre os resultados, aponta-se: 1) que o número de artigos na área dobrou em relação aos cinco anos anteriores; 2) maior interação entre pesquisadores; 3) que houve mais estudos com populações diversas como aposentados e pessoas de baixa renda; 4) o avanço na área de testes psicológicos. Os resultados apontam que as agendas foram atendidas parcialmente e que houve um aumento na confusão a respeito da nomenclatura empregada.

Keywords : Orientação vocacional; Literatura (análise e critica); Pesquisa científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese