SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Happiness, subjective well-being and socio-demographic variables in groups of college studentsHypnosis in oncological patients: a psychossomatic study on prostate cancer patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psico-USF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

PIMENTEL, Carlos Eduardo et al. Evidências de validade e precisão da Escala de Coping através de Ouvir Música. Psico-USF [online]. 2012, vol.17, n.1, pp. 141-151. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712012000100015.

O presente estudo buscou verificar a validade de construto e precisão da Escala de Coping através de Ouvir Música (ECOM), cujos fatores representam estratégias de coping focadas na emoção, no problema e evitação/desligamento. Contou com a participação de 248 estudantes de escolas e universidades públicas e particulares da cidade de Aracaju, no Nordeste brasileiro. Os principais resultados corroboram a estrutura original da escala com três fatores. Foram verificados índices de precisão adequados para o fator coping focado na emoção, mas índices menores para os fatores de coping focado no problema e evitação. Foram verificadas ainda diferenças por gênero nas estratégias de coping relacionadas a ouvir música. Os dados são discutidos considerando a literatura sobre psicometria e sugestões de pesquisa são realizadas para se desenvolverem os estudos na área de coping.

Keywords : Coping através de ouvir música; Validade; Precisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese