SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2O perfil de casais que vivenciam divórcios consensuais e litigiosos: uma análise das demandas judiciaisJovens delinquentes e universitários agressivos: diferenças comportamentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psico-USF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

FLEITH, Denise de Souza  e  ALENCAR, Eunice Maria Lima Soriano de. Autoconceito e Clima Criativo em Sala de Aula na percepção de alunos do ensino fundamental. Psico-USF [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 195-203. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712012000200003.

O objetivo deste estudo foi examinar a percepção do clima de sala de aula para criatividade e o autoconceito de 504 alunos de 6o ano do ensino fundamental. Os participantes responderam à Escala sobre Clima para a Criatividade em Sala de Aula e ao Perfil de Autopercepção para Crianças. Os resultados indicaram que os alunos apresentaram percepção do clima de sala de aula e autoconceito positivos. Foram observadas diferenças em relação a essas variáveis considerando-se tipo de escola e gênero. Os alunos de escolas particulares avaliaram de forma mais favorável o clima de sala de aula para criatividade do que os de escola pública. Alunos de escolas particulares, do gênero masculino, apresentaram um autoconceito mais positivo. O clima de sala de aula para criatividade na disciplina de língua portuguesa foi mais bem avaliado pelos alunos quando contrastado com o de matemática.

Palavras-chave : Criatividade; Clima de sala de aula; Autoconceito; Ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português