SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Jovens delinquentes e universitários agressivos: diferenças comportamentaisUma investigação do ser-aí do menino selvagem à luz do pensamento heideggeriano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psico-USF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

SILVEIRA, Amanda da Costa da; CASTRO, Thiago Gomes de  e  GOMES, William Barbosa. Adaptação e validação da Escala Filadélfia de Mindfulness para adultos brasileiros. Psico-USF [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 215-223. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712012000200005.

A literatura psicológica tem referido especial interesse ao processo psicológico de monitoramento contínuo da experiência individual, ou mindfulness. Neste estudo, buscou-se adaptar e apresentar evidências de validade convergente e divergente para uma escala de autorrelato que visa a mensurar mindfulness, a Escala Filadélfia de Mindfulness (EFM). Participaram da pesquisa 703 adultos brasileiros, que responderam EFM e outras três medidas relacionadas a conceitos como autoconsciência e insight. A análise fatorial indicou a presença de duas dimensões da EFM, relativas a dois componentes de mindfulness: Aceitação e Awareness. Essas dimensões apresentaram índices de consistência interna de 0,859 e 0,816, respectivamente. Os resultados também indicaram convergência entre o fator Awareness e os dados de autoconsciência enquanto autofoco, e divergência entre Aceitação e facetas mal-adaptativas da autoconsciência (ansiedade social e ruminação). Em consonância com a literatura que refere haver uma faceta de mindfulness voltada à meditação, Aceitação apresentou também correlação positiva com Insight.

Palavras-chave : Reflexão; Consciência; Psicometria; Avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português