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Psico-USF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

FEIJOO, Ana Maria Lopez Calvo de; GILL, Débora  e  PROTASIO, Myriam Moreira. Uma investigação do ser-aí do menino selvagem à luz do pensamento heideggeriano. Psico-USF [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 225-232. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712012000200006.

Este trabalho busca, na história de Victor de Aveyron, elementos para discutir o modo pelo qual a existência humana se constitui. Por não ter convivido em ambiente humano, Victor foi motivo de intensas discussões no meio científico, especialmente entre os empiristas e os racionalistas. Nesta pesquisa assumimos uma postura fenomenológica, trazendo a história do menino selvagem à discussão por meio da fenomenologia hermenêutica de Heidegger, apontando, assim, para o caráter de indeterminação, o "ter de ser", e de singularidade da existência, sempre em jogo na constituição do modo de ser do homem.

Palavras-chave : Criança; Hermenêutica; Ser-aí; Heidegger; Menino selvagem.

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