SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Uma investigação do ser-aí do menino selvagem à luz do pensamento heideggerianoUniverso consensual de adolescentes acerca da violência escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psico-USF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos  e  CUNHA, Neide de Brito. Consciência metatextual: evidências de validade para instrumento de medida. Psico-USF [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 233-241. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712012000200007.

O objetivo estabelecido nesta pesquisa descritivo-correlacional foi a averiguação da consciência metatextual por meio de um questionário especialmente elaborado para este fim, analisando sua validade pela relação com medidas de compreensão de leitura e o critério de diferenciação do nível escolar. Participaram 315 alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, de escolas públicas, cujas idades variaram de 8 a 13 anos, sendo 169 meninos. Os escores obtidos com a medida de avaliação da consciência metatextual (QACM) foram convergentes com a pontuação em compreensão de leitura e o instrumento mostrou-se sensível para captar o progresso das crianças em identificar os gêneros textuais com o avanço da escolaridade. Dessa forma, o estudo forneceu evidências de validade tanto no que se refere à convergência de construtos, identificada com base nas medidas relacionadas, como de critério, distinguindo os alunos pelo seu nível de escolaridade.

Palavras-chave : Psicometria; Consciência metatextual; Cloze; Ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português