SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Consciência metatextual: evidências de validade para instrumento de medidaMarcadores reduzidos para a avaliação da personalidade em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psico-USF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

ARAUJO, Lidiane Silva de; COUTINHO, Maria da Penha de Lima; MIRANDA, Rosane de Sousa  e  SARAIVA, Evelyn Rúbia de Albuquerque. Universo consensual de adolescentes acerca da violência escolar. Psico-USF [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 243-251. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712012000200008.

Este estudo objetivou apreender as representações sociais da violência escolar elaboradas por adolescentes inseridos numa escola pública de João Pessoa, Paraíba. A amostra foi formada por 177 adolescentes dos sexos masculino e feminino, com idades entre 12 e 18 anos, os quais responderam a um questionário sociodemográfico e à associação livre de palavras, através dos estímulos "violência escolar" e "pessoa violentada". As evocações livres foram processadas no Tri-Deux-Mots, por meio da análise fatorial de correspondência. As representações sociais elaboradas pelos escolares apontaram para as manifestações características do fenômeno, assim como seus impactos para esse grupo social. Evidenciou-se, ainda, que a violência escolar apresenta-se como um fenômeno multifacetado, imbricado em outras formas de violência (física, psicológica e sexual). Com efeito, o estudo deste objeto social, para a amostra estudada, transpôs as barreiras da violência tipo bullying, apontando a sua realidade funesta para além desse termo.

Palavras-chave : Violência escolar; Bullying; Adolescência; Representações sociais; Tri-Deux-Mots.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português