SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Universo consensual de adolescentes acerca da violência escolarAtenção seletiva e informação de alto nível: modelos de seleção da informação em cenas naturais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psico-USF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

HAUCK FILHO, Nelson; TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira; MACHADO, Wagner de Lara  e  BANDEIRA, Denise Ruschel. Marcadores reduzidos para a avaliação da personalidade em adolescentes. Psico-USF [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 253-261. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712012000200009.

Os Marcadores Reduzidos para a Avaliação da Personalidade mensuram os Cinco Grandes Fatores (CGF) mediante 25 adjetivos comumente utilizados para descrever diferenças individuais em português brasileiro. Contudo, até o momento, suas propriedades psicométricas com adolescentes não haviam sido investigadas. Dessa maneira, o presente estudo teve como objetivo avaliar a estrutura fatorial do instrumento em duas amostras de estudantes adolescentes. O primeiro estudo contou com 208 estudantes escolares (média de idades=15,97; DP=1,00). Análises de componentes principais do instrumento revelaram uma estrutura de cinco componentes oblíquos com apenas 20 marcadores. Esse modelo foi testado em uma segunda amostra com 280 estudantes (média de idades=15,53; DP=1,00) de forma confirmatória contra modelos alternativos. Os índices de ajuste também favoreceram um modelo de cinco fatores oblíquos. Os resultados, em conjunto, sugerem a adequação de uma versão do instrumento com apenas 20 marcadores para uso com adolescentes.

Palavras-chave : Cinco Grandes Fatores; Marcadores da personalidade; Adolescentes; Instrumento de avaliação; Análise Fatorial Confirmatória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português