SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Marcadores reduzidos para a avaliação da personalidade em adolescentesEstudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psico-USF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

PINHEIRO, Frederico Miranda Rodrigues  e  ROSSINI, Joaquim Carlos. Atenção seletiva e informação de alto nível: modelos de seleção da informação em cenas naturais. Psico-USF [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 263-272. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712012000200010.

De modo geral, as investigações acerca da atenção seletiva apresentaram uma grande ênfase no estudo do processamento da informação visual de baixo nível e médio nível, fazendo uso, para tanto, de estímulos visuais relativamente simples (letras, números e formas geométricas). No entanto, tem crescido o número de estudos sobre a influência da informação de alto nível no processamento de cenas mais complexas e contextualizadas. A presente revisão tem como objetivo apresentar estudos relevantes sobre este tema e centra a sua discussão nos principais aspectos divergentes entre os modelos discretos do processamento atentivo, que preveem que a informação de alto-nível é processada em momentos tardios, e os modelos de processamento inicial, que preveem uma influência da informação de alto-nível em momentos precoces do processo de seleção da informação visual.

Palavras-chave : Atenção seletiva; Busca visual; Informação de alto nível.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português