SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Atenção seletiva e informação de alto nível: modelos de seleção da informação em cenas naturaisDepoimento de crianças: um divisor de águas nos processos judiciais? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psico-USF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

SEABRA, Alessandra Gotuzo; DIAS, Natália Martins  e  MONTIEL, José Maria. Estudo fatorial dos componentes da leitura: velocidade, compreensão e reconhecimento de palavras. Psico-USF [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 273-283. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712012000200011.

Modelos de processamento de informação têm identificado diferentes processos envolvidos na leitura, incluindo reconhecimento de palavras, compreensão e velocidade, podendo o reconhecimento ocorrer por três diferentes estratégias, logográfica, alfabética e ortográfica. De modo a identificar tais componentes na leitura, foram avaliados 443 estudantes da 1ª à 4ª série do ensino fundamental, em testes de reconhecimento de palavras, compreensão oral/auditiva, compreensão de leitura, processamento ortográfico e velocidade de leitura. Foi conduzida análise fatorial por componentes principais e rotação oblimin, derivando quatro fatores. O fator 1 incluiu reconhecimento de palavras familiares e compreensão linguística oral e escrita; o fator 2 compreendeu as estratégias logográfica e alfabética de reconhecimento de palavras; o fator 3, a estratégia ortográfica; e o fator 4 referiu-se à velocidade leitora. Os achados, bastante próximos ao esperado teoricamente, podem auxiliar na compreensão dos processos cognitivos envolvidos na leitura de crianças no início do ensino fundamental.

Palavras-chave : Leitura; Análise fatorial; Processos cognitivos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português