SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Adaptação e validação da Escala de Senso de Humor SituacionalInteresses profissionais e afetos positivos e negativos: estudo exploratório com estudantes de ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psico-USF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

OURIQUE, Luciana Rubensan  e  TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira. Autoeficácia e personalidade no planejamento de carreira de universitários. Psico-USF [online]. 2012, vol.17, n.2, pp. 311-321. ISSN 1413-8271.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712012000200015.

O presente estudo teve como objetivo principal avaliar as relações da personalidade e da Autoeficácia Profissional com o comportamento de planejamento de carreira de universitários. Participaram do estudo 213 alunos de graduação, de ambos os sexos, com idade média de 24,8 anos (dp=4,14). Os instrumentos utilizados foram um Questionário Sociodemográfico, as Escalas de Desenvolvimento de Carreira de Universitários e a Bateria Fatorial de Personalidade. Para a análise dos dados, foram realizadas correlações de Pearson e análises de regressão. Os resultados indicaram que a Autoeficácia Profissional e os fatores de personalidade desempenharam papéis específicos na predição do Planejamento de Carreira. A Autoeficácia Profissional esteve positivamente correlacionada com o Planejamento de Carreira. Ainda, o Neuroticismo (correlação negativa), a Extroversão e a Realização mostraram-se significativamente correlacionados com essa variável. Discute-se sobre a importância de se considerarem as diferenças individuais e de se promoverem a autoeficácia no contexto de aconselhamento de carreira.

Palavras-chave : Desenvolvimento profissional; Estudantes universitários; Personalidade; Autoeficácia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português